Criar uma estratégia de atendimento ao cliente para escritórios de arquitetura deve ser uma prioridade se você deseja fidelizar e atrair novos clientes.

É comum ouvirmos que na arquitetura a melhor estratégia de marketing é o “boca a boca”. 

De fato, ter clientes satisfeitos faz com que eles indiquem a sua empresa para colegas, amigos e familiares, e assim a sua rede de contatos e clientes vai se expandindo. 

Um cliente satisfeito compartilha a boa experiência com uma média de 11 pessoas. Mas, o que faz o cliente viver uma boa experiência com a sua empresa?

O preço cobrado? O resultado da entrega de um projeto? Esses dois elementos, sem dúvida, fazem parte de uma experiência positiva, mas não são a totalidade dela. 

Ao transformar em realidade projetos pessoais ou profissionais das pessoas, a arquitetura é sobre a capacidade de se relacionar com seus clientes, de entender o que eles desejam, quais as suas dúvidas e necessidades e oferecer algo que os surpreenda. 

Tudo isso, está muito mais relacionado à qualidade do atendimento do que com o preço ou a entrega final. 

Esse fenômeno não é exclusivo da arquitetura, na realidade 96% dos consumidores afirmam que o atendimento é importante para serem (ou não) fiéis a uma empresa. Já para 61% dos clientes ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos e serviços.

Dito isso, seguimos para a parte prática deste guia: seis dicas de atendimento ao cliente para escritórios de arquitetura. Anote já e coloque em prática. 

Atendimento ao cliente para escritórios de arquitetura: 6 dicas valiosas

A seguir, listamos seis dicas de como realizar o atendimento ao cliente para escritórios de arquitetura, confira a seguir: 

  1. Entenda quem é o seu cliente
  2. Coloque-se no lugar do cliente
  3. Atendimento omnichannel
  4. Encante o cliente na entrega
  5. Atente-se ao pós-venda
  6. Invista em tecnologia para atendimento

1. Entenda quem é o seu cliente

Entender quem é o seu cliente vai permitir que você se prepare para se comunicar de forma efetiva com ele. 

Essa etapa do atendimento começa antes mesmo de existir um cliente. 

Definir um perfil ideal de cliente é o primeiro passo que uma empresa deve dar na criação de estratégias de marketing, vendas e, claro, no atendimento. 

Se a sua empresa é especializada em um tipo de serviço tente entender quais os desafios dos clientes que te procuram. Faça um levantamento dos interesses e comportamentos que possuem. 

Aprenda no vídeo abaixo a criar a persona do negócio. 

 

Além de criar uma persona geral para sua empresa, busque entender as demandas de cada cliente em particular, que chega até a sua empresa.

Entenda também que tipo de atendimento ele precisa: rápido, eficaz, que ocupe o menor tempo possível, ou personalizado, com longas trocas de ideias, por exemplo. 

Monte um atendimento personalizado, mas mantenha sempre o seu padrão de excelência.

2. Coloque-se no lugar do cliente

Empatia é a palavra da moda e ela tem um significado muito importante para prestadores de serviço em geral: colocar-se no lugar do outro, neste caso, no lugar do cliente. 

Os roteiros de atendimento devem ajudar seu time a criar um relacionamento embasado e a entender as demandas do cliente, mas não devem ser uma camisa de força. 

Seu time deve ser treinado para se colocar no lugar do cliente, entender a preocupação dele e buscar todas as alternativas possíveis para resolver o problema que ele apresenta. 

Ao se colocar no lugar do cliente, automaticamente, os profissionais envolvidos no trabalho tomam uma postura de proatividade e paciência rumo à solução da questão.

3. Atendimento omnichannel

Estar presente em diferentes canais de maneira integrada, esse é o conceito de omnichannel.

O atendimento faz parte da experiência que o cliente tem com a sua empresa, e a experiência é impactada por todo e qualquer contato entre sua marca e seus clientes. 

Por isso, estar presente nas redes sociais, no WhastApp, no chat do site, no telefone e no e-mail é uma forma de ampliar os pontos de contato da empresa com o cliente e, consequentemente, aumentar as oportunidades de relacionamento. 

Para que isso funcione, o discurso da empresa deve estar alinhado, independentemente do meio de contato utilizado, e a qualidade do atendimento deve estar presente em todos esses canais.

Por exemplo, um antigo cliente que faz um comentário em uma publicação nas redes sociais quer ser lembrado por você. Uma resposta personalizada da sua empresa vai fazer toda a diferença para a experiência dele com a marca. 

Além disso, um cliente que deseja tirar uma dúvida, se atualizar sobre o projeto dele e oferecer uma sugestão, também deve ser capaz de fazer isso pelo canal que preferir. 

Até aqui falamos muito sobre a experiência do cliente. Você sabe o que isso significa na prática? Caso tenha alguma dúvida indicamos que assista ao vídeo abaixo com o especialista Eduardo Tavares.

4. Encante o cliente 

Fazer os olhos do cliente brilhar e ir além do combinado, são formas de encantar o cliente. 

Uma etapa que tem tudo a ver com a missão de encantar o cliente é a entrega do projeto na planta ou mesmo a entrega das chaves seja da casa, do escritório ou do prédio. 

Todo mundo gosta de ser mimado e de perceber que seu projeto recebeu toda a atenção da empresa contratada. 

Por isso, a partir da compreensão de quem é o seu cliente, busque por formas de encantá-lo em diversos momentos da relação entre vocês. 

Para saber mais sobre o assunto, indicamos que acesse o artigo, “10 práticas incríveis de como encantar clientes e vender mais”. 

5. Atente-se ao pós-venda

Tudo o que é feito depois da venda é chamado de pós-venda. Essa etapa é fundamental para a retenção de clientes.  

Entre as ações de pós-venda que você pode implementar no atendimento ao cliente para escritórios de arquitetura estão:

Essa etapa existe para que a gente se lembre que o atendimento não termina quando um projeto é entregue. 

Se buscamos usar nossos próprios clientes como promotores de nossas marcas, é fundamental manter o relacionamento próximo e contínuo com eles. 

6. Invista em tecnologia para atendimento

Não adianta fugir! A tecnologia está em tudo e ela não serve apenas para você publicar projetos da sua empresa nas redes sociais. Não, não! 

A tecnologia é uma aliada importante para organizar e gerenciar as atividades do setor de atendimento. 

Ao contratar um sistema de atendimento ao cliente seu escritório conseguirá:

  • prestar um atendimento omnichannel, 
  • organizar cadastro e histórico de clientes, 
  • criar e gerir automaticamente tickets enviados por e-mail, formulários e redes sociais,
  • gerar relatórios personalizados, 
  • aplicar pesquisas de satisfação, e mais. 

Tudo isso de maneira ágil e sem demandar todo o tempo do mundo, seja seu ou da sua equipe.

Aliás, acompanhar os relatórios com dados sobre o atendimento ao cliente é uma forma eficiente de gerir o escritório de arquitetura e manter o setor em constante evolução, de acordo com os indicadores de atendimento encontrados.

E aí, gostou de saber mais sobre atendimento ao cliente para escritórios de arquitetura? Coloque tudo isso em prática e depois conta pra gente qual foi o resultado! 

Se restar qualquer dúvida, você sempre poderá visitar o Blog da Movidesk e explorar mais conteúdos sobre o universo do relacionamento e suporte ao cliente. Espero te ver por lá!

Artigo produzido pela Movidesk – empresa especializada em soluções para o atendimento ao cliente.