O conceito de arquitetura sustentável trouxe projetos inovadores para o mundo real e despertou a atenção das empresas. Afinal, como vender a ideia da sustentabilidade sem um espaço que mostre essa preocupação?

Claro que as empresas não saíram por aí derrubando suas sedes e começando do zero, mas muitas adoram a sustentabilidade em escritórios a partir de projetos de reformas.

E n√£o precisamos ir longe para encontrar exemplos de constru√ß√Ķes sustent√°veis. No Brasil, diversas companhias j√° adotaram os princ√≠pios da arquitetura sustent√°vel em seus projetos.

Reunimos a seguir uma lista de projetos de arquitetura sustentável e como cada um utilizou os recursos para gerar mais eficiência e criar projetos ricos e verdes.

Projetos de arquitetura sustent√°vel: 2 inspira√ß√Ķes

quitetura sustentável da Unilever foi conduzido pelo escritório Athié Wohnrath.

1. Lineastudio Arquiteturas 

sede-lineastudio-arquitetura-sustentavel

Foto: Reprodução/Cristiano Bauce.

Aqui o ditado ‚Äúcasa de ferreiro espeto de pau‚ÄĚ n√£o se encaixa. A Lineastudio Arquiteturas criou sua sede com um projeto de arquitetura sustent√°vel com resultado super positivo.

A estrutura desse exemplo de construção sustentável se integra a vegetação nativa de araucárias, característica da região sul, onde se localiza a empresa.

A construção é baseada em quatro materiais: concreto, madeira certificada e vidro. O objetivo era aproveitar a estrutura do terreno, criando um espaço amplo, capaz de integrar a equipe e receber cliente com conforto. 

Além disso, unir sustentabilidade, eficiência térmica, acessibilidade e design diferenciado para a nova sede estavam entre as metas.

Os vidros favorecem tanto o equilíbrio térmico quanto permitem maior entrada de luz, valorizando o paisagismo da área externa.

O mirante √© um dos destaques do projeto de arquitetura sustent√°vel que valoriza muito a rela√ß√£o com a natureza ‚ÄĒ tanto da constru√ß√£o em si quanto das pessoas.¬†

2 – Centro de Pesquisas Global da GE

centro-de-pesquisa-ge-brasil

A sede carioca da GE Brasil √© outro exemplo incr√≠vel de projeto de arquitetura sustent√°vel. Afinal, a empresa est√° envolvida diretamente com a √°rea de energia e suas solu√ß√Ķes tamb√©m focam em efici√™ncia e meio ambiente.

O Centro de Pesquisas ocupa 24.000 m² e é rodeada pela Baía de Guanabara. 

No prédio central do complexo, os arquitetos priorizaram a pele de vidro dupla para garantir o conforto térmico, suavizando o calor e valorizando a vista para a baía e mais entrada de luz.

Um destaque que refor√ßa a sustentabilidade em escrit√≥rios √© que o projeto de ilumina√ß√£o externa e interna da GE Brasil foi inteiramente projetado nos padr√Ķes da Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) para obter o selo de sustentabilidade LEED Gold.¬†

O projeto da GE √© um dos exemplos de constru√ß√Ķes sustent√°veis que usam o meio para favorecer o trabalho executado do local, criando solu√ß√Ķes de ponta.¬†

Arquitetura sustent√°vel: mais significado com seus projetos!

Da obra a decoração interna, os projetos de arquitetura sustentável contemplam tudo e vão além de um conceito meramente ilustrativo.

√Č importante estar atento ao que o seu cliente busca para fornecer as melhores solu√ß√Ķes que existem no mercado.

Na arquitetura sustent√°vel, arquitetos e engenheiros andam mais juntos do que nunca para criar constru√ß√Ķes diferenciadas e integradas ao espa√ßos em que se localizam.

E para decorar todo o interior depois é importante contar com fornecedores confiáveis. 

N√≥s sabemos da import√Ęncia e responsabilidade que voc√™ tem com seu cliente!¬†

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!

‚Üí Solicite seu Or√ßamento Agora! ‚Üź¬†

E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!