Toda a cadeia de construção ou reforma gera impactos no meio ambiente desde a extração das matérias-primas até o descarte dos rejeitos de obra. Com o passar dos anos, os impactos no meio ambiente tornaram-se visíveis. A partir disso, o conceito de arquitetura sustentável e materiais novos surgiram no mercado para tentar minimizar esse impacto.
Hoje, mesmo as construções que não seguem 100% os princípios da arquitetura sustentável, conseguem incorporar a sustentabilidade em escritórios, casas, prédios, etc.
Por isso, é fundamental que os profissionais de arquitetura estejam atualizados em relação às novas alternativas e tendências para tornar seus projetos mais sustentáveis.
Pensando nisso, reunimos a seguir o que a arquitetura sustentável tem de materiais mais inovadores no mercado hoje. Continue lendo e conheça essas alternativas!
Arquitetura sustentável: materiais de mobiliário e decoração
A arquitetura sustentável pode ser incorporada desde a fase de construção, usando elementos de fundação preparados de forma a minimizar os impactos já na sua produção.
E a jornada se estende até a decoração sustentável, usando mobiliários feitos com matéria-prima reaproveitada de peças antigas ou de materiais extraídos com menor ou zero impacto ambiental.
Conheça a seguir algumas dessas soluções de materiais da arquitetura sustentável:
1 – Tijolo ecológico
O tijolo ecológico é um dos materiais de arquitetura sustentável que ajuda a reduzir os impactos no meio ambiente desde a sua produção.
A massa desse tipo de tijolo é feita com restos de cimento, areia, terra e água. Esses materiais são sobras comuns na construção e viram base para novos trabalhos, reduzindo o desperdício e gerando economia de custos na produção e na venda.
Outra vantagem do tijolo ecológico é que as peças são moldados por uma prensa hidráulica. Esse processo gera menos impacto do que a fabricação tradicional, que usa fornos com queima de madeira que liberam gases poluentes.
O resultado é um material de arquitetura sustentável altamente resistente com a mesma capacidade de isolamento térmico e acústico.
Existem diversos formatos de tijolos ecológicos com várias formas de encaixe entre os blocos, o que também ajuda a economizar na quantidade de argamassa para assentar as peças.
2 – Argamassa de argila
Falando em argamassa, outro dos materiais de arquitetura sustentável é a argamassa feita de argila.
A principal diferença para a opção convencional é que ao invés do cimento usa-se a argila como material de ligação.
A argamassa de argila é perfeita para usar nos acabamento internos e podem ter um efeito visual incrível no projeto de arquitetura da construção — tanto residencial quanto corporativa.
O material tem excelente desempenho termoacústico e ajuda a controlar a umidade do ambiente.
3 – Tinta e material de acabamento biodegradável
A tinta é um material bastante poluente, pois nas fórmulas tradicionais a presença de elementos químicos é grande.
Mas como sempre existe uma boa solução para tudo, as tintas também se tornaram materiais de arquitetura sustentável.
Com fórmulas atóxicas, acredite, é possível produzir tinta a partir de fosfogesso, proteína do leite, pigmentos minerais e até de limão.
Além da tinta, outros materiais usados no acabamento das obras como cola, solventes, impermeabilizantes, vernizes e diluidores biodegradáveis, são produzidos a partir de fontes vegetais.
4 – Lâmpadas de LED
Os projetos de iluminação de um ambiente de trabalho ou de uma casa são extremamente importantes para gerar economia e reduzir a necessidade de climatização.
As lâmpadas de LED surgiram como opção mais eficiente em relação às lâmpadas incandescentes — proibidas de circular no mercado brasileiro desde 2016.
Além de criar um efeito visual mais bonito, outros diferenciais desses materiais de arquitetura sustentável é a durabilidade das lâmpadas (alguns modelos duram até 15 anos), dissipam menos calor e economizam até 80% de energia.
5 – Vidro eletrocrômico
O vidro eletrocrômico, também chamado de vidro inteligente, é um dos materiais de arquitetura sustentável mais inovadores do mercado.
Pode ser usado como divisórias para criação de salas ou das baias no espaço de trabalho.
A tecnologia do material permite o controle da passagem de luz e da transparência. Ainda regula a passagem de radiação UV e luz infravermelha do sol nos ambientes.
Isso gera mais conforto visual no espaço, evitando desconforto e problemas de visão, e deixando o local mais arejado, reduzindo o uso de climatização.
6 – Bambu
O bambu é um dos materiais mais versáteis de arquitetura sustentável. Sua utilização vai desde a fundação (entrando no lugar do concreto) até a criação de mobiliário sustentável — mesas, cadeiras, portas, pisos, etc.
Os bambus são resistentes e com o tratamento certo são bastante duráveis e podem ser usados tanto em área externas quanto externas.
O cuidado é fazer uma base para não instalá-lo direto no solo, ajudando assim a preservar a estrutura da umidade direta e infestação de pragas como cupins.
O efeito visual do bambus em projetos de arquitetura ao ar livre é fantástico!
7 – Madeira plástica
A extração de madeira gera a anos lutas incessantes, pois seu impacto atinge hoje grandes florestas como a Amazônica.
Por isso, buscar maneiras de diminuir esse impacto passar por buscar novas formas de ter um produto parecido.
A madeira certificada é extraída levando em conta critérios mais sustentáveis e a reposição posterior da área desmatada.
A madeira plástica, por outro lado, é feita a partir de resíduos de materiais que são reciclados e resultam em uma estrutura muito parecida com a madeira natural.
Ela pode ser usada na fabricação de decks para área externa, bancos, cadeiras, móveis, dentre outros usos.
A madeira plástica não cria farpas ou rachaduras e podem durar tanto quanto uma peça de madeira natural.
Arquitetura sustentável: mais propósito para seus projetos
Esses são apenas alguns dos muitos materiais de arquitetura sustentável que existem no mercado.
A sustentabilidade nos projetos pode e deve ir além da teoria e encontrar fornecedores que compartilhem esse ideal torna o trabalho anda mais satisfatório.
Nós sabemos da importância e responsabilidade que você tem com seu cliente!
Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em assentos, mobiliário e divisórias piso teto, estamos prontos para atender a demanda do seu cliente de forma diferenciada!
→ Solicite seu Orçamento Agora! ←
E conte com a qualidade e tradição de uma empresa que está a mais de 35 anos no mercado e possui mais de 30 lojas pelo Brasil e América do Sul!