Prezando pela eficiência e excelência nos serviços, a tecnologia está tomando conta dos ambientes corporativos. Mas essa inovação não se limita apenas aos dispositivos eletrônicos sem fio ou com inteligência artificial. A arquitetura empresarial vem evoluindo há décadas.

Atualmente, o mobiliário corporativo está cada vez mais utilizando a tecnologia como ferramenta para levar comodidade, praticidade e estimular a produtividade dos usuários. 

Ambientes corporativos têm passado por uma verdadeira renovação no design: eles buscam se afastar da imagem de sobriedade e se aproximar do bem-estar dos colaboradores.

A seguir, contamos com mais detalhes como ocorreu essa renovação na arquitetura empresarial e quais benefícios ela trouxe para as empresas.

A evolução da arquitetura empresarial: do mezanino ao open-plan offices 

A arquitetura empresarial tem evoluído de forma a colocar o indivíduo como foco do estudo. 

Há alguns anos os escritórios tinham muitas salas fechadas, dificultando, assim, o contato visual e a comunicação entre setores. Atualmente o modelo open space, que permite a integração de diferentes áreas e cargos da empresa, vem se tornando cada vez mais presente nos mais variados tipos de empresas.

Isso sem contar nos escritórios do tipo coworking, em empresas que quebraram barreiras geográficas a atuam com trabalho remoto. As empresas hoje tem espaços de lazer, tecnologia no dia a dia, desde o ajuste de temperatura até a automação de atividades.

Mas, nem sempre foi assim e para entender o que acontece hoje, vamos conhecer a seguir um pouco da história da arquitetura empresarial. 

DÉCADA DE 30 A 60

Na década de 30, os ambientes corporativos normalmente eram compostos por um mezanino com grandes salões luxuosos para os executivos, por outro lado, os funcionários ficavam na parte de baixo. As divisões de cargos eram bem claras e enclausuravam o ambiente de trabalho.

A produtividade por meio da decoração corporativa começou a ser considerada na década de 50. 

Tomados pelo conceito moderno de funcionalidade das cidades, os escritórios começaram a ser pensados para a mesma funcionalidade.

A expansão dos espaços, áreas de descanso e copas começou a ser desenvolvida na década de 60, quando a carga horária aumentou e momentos de descanso eram necessários.

As salas fechadas foram substituídas por ambientes com divisórias para escritórios  e postos de trabalho, que criavam compartilhamento de espaço e fácil comunicação entre os colaboradores de todas as hierarquias.

DÉCADA DE 70 A 90

Nos anos 70, ocorreu uma redução dos postos de trabalho, o que, somado ao aumento da carga horária, acabou causando nos anos 80 muitos casos de LER (Lesões por Esforço Repetitivo).

A partir desse momento, a ergonomia organizacional e o conforto passaram a ser tópicos importantes no momento de planejar o mobiliário da empresa. 

Nessa época da evolução da arquitetura empresarial, as máquinas de escrever passaram a ser substituídas por computadores. Com isso, não somente os ambientes de trabalho, mas também todo o mobiliário corporativo, sofreram mudanças.

Como as pessoas passaram a ficar mais tempo sentadas e se deslocando em curtas distâncias, as cadeiras apresentaram novas funcionalidades, como rodinhas nos pés, função giratória e regulagens de encosto e assento.

Nos anos 90, as mesas de madeira maciça deram espaço para o MDF e o MDP, tornando, assim, os postos de trabalho mais flexíveis. 

Dessa forma, os locais de trabalho acabaram se tornando mais despojados e espaçosos. 

Os ambientes passaram a ser descomplicados, sofisticados e inovadores

As gavetas diminuíram e os fichários não estavam mais tão presentes.

ANOS DOIS MIL

Nos anos dois mil, o foco dos funcionários passou a ser suas carreiras. A maioria passava mais  tempo no trabalho do que em casa, dessa forma eles começaram a almejar novos cargos ou postos de trabalho.

Foi o momento da  história da arquitetura empresarial em que aboliu-se locais fixos — eles foram substituídos por salas com ambientações diferentes. Assim, o funcionário ganhou a liberdade de trabalhar no local onde ele se sentisse mais confortável.

DIAS ATUAIS

Agora, a tendência da arquitetura empresarial é a busca pela otimização dos espaços para acomodar mais pessoas em áreas limitadas. 

Os arquivos não ocupam mais tanto espaço e os equipamentos são menores. 

Os ambientes são descontraídos, com espaços de lazer e salas de reunião tecnológicas. 

Essas organizações passaram a ser chamadas de escritórios open space ou open-plan Offices.

Arquitetura empresarial atual: 9 exemplos de como a tecnologia influencia no espaço empresarial

Atualmente, a arquitetura empresarial entende que ambientes bem planejados e agradáveis aumentam a produtividade. 

A conceituação de arquitetura empresarial vigente há poucos anos atrás já não se adapta à realidade e aos desejo da meiros das empresa.

Vale a pena tomar conhecimento de soluções inovadoras para quem atua nesse segmento.

Pensando nisso, listamos alguns exemplos de como a tecnologia está fazendo parte da história da arquitetura empresarial atual, e como ela pode ajudá-lo na escolha e na fabricação de um mobiliário corporativo e de um projeto arquitetônico mais moderno para a criação de espaços corporativos alinhados aos valores de hoje.

A seguir, listamos nove dicas de arquitetura empresarial atual: 

  1. conforto e bem-estar
  2. materiais de qualidade
  3. design, praticidade e funcionalidade
  4. realidade aumentada na decoração
  5. músicas cientificamente otimizadas para manter o foco no trabalho
  6. assistente de trabalho inteligente
  7. ambientes adaptáveis por aplicativo
  8. espaço de lazer nas empresas
  9. trabalho remoto 

Entenda como essas tendências da arquitetura corporativa impactam no dia a dia da sua empresa, a seguir. 

CONFORTO E BEM-ESTAR

Como citado, os ambientes têm evoluído de forma a colocar o colaborador como foco. Portanto, seu bem-estar e conforto dentro da empresa têm se tornado prioridade para empresários.

A  conceituação de arquitetura empresarial entende que funcionários satisfeitos e bem-dispostos trabalham de forma mais dinâmica e produtiva.

Assim, empresas especializadas em mobiliário corporativo estão utilizando cada vez mais a tecnologia de ponta na fabricação de peças ergonômicas e funcionais. 

Essas peças diminuem o desconforto durante o uso de máquinas, equipamentos e computadores.

Estão na lista algumas peças ajustáveis, como:

  • cadeira com encosto apropriado,
  • mesas com ajuste de altura,
  • poltronas e bancos com apoios para os pés.

Além de conforto, seguir as recomendações de ergonomia corporativa contribuem para a manutenção da saúde dos colaboradores.

Não seguir as recomendações em relação ao tipo de cadeira ideal, mesa e iluminação podem custar à empresa altas taxas de absenteísmo, ou seja de faltas, por problemas de saúde. Além de ampliar os riscos dos profissionais da empresa desenvolverem doenças crônicas como problemas de coluna e L.E.R. 

Por isso, invista em cadeiras para escritórios ergonomicamente corretas e mesas que estejam alinhadas aos parâmetros recomendados para normas de ergonomia. 

MATERIAIS DE QUALIDADE

A escolha do material utilizado é muito importante na arquitetura empresarial.

Nesse caso, é interessante combinar o mobiliário com o espaço onde ele vai ficar. 

Uma clínica médica, por exemplo, vai utilizar uma mobília diferente da que será usada em uma agência de publicidade quase ao ar livre. 

É importante também analisar as condições ambientes para que haja uma maior durabilidade e conservação das peças.

Leia também: Como conservar os móveis do escritório e aumentar sua vida útil?

DESIGN, PRATICIDADE E FUNCIONALIDADE

O que os clientes mais exigem é praticidade e funcionalidade, certo? Afinal de contas, essas qualidades tornam o dia a dia da corporação mais ágil. Contudo, é preciso saber uni-las ao bom gosto e à modernidade.

Portanto, esteja ligado nas tendências da arquitetura corporativa para encontrar uma gama enorme de recursos que vão oferecer a você um design diferenciado e funcional. 

Mantenha-se informado e escolha produtos que empreguem os avanços tecnológicos e simplifiquem o local de trabalho.

REALIDADE AUMENTADA NA DECORAÇÃO

O futuro é agora, sendo assim, a evolução da arquitetura corporativa, ligadas à decoração, saúde e até à inteligência artificial desenvolveram tecnologias para inovar o dia a dia não somente da organização em si, mas também dos empresários e colaboradores. Confira!

O aplicativo móvel Ikea Place permite aos usuários visualizar peças de mobília posicionadas em suas casas antes mesmo de adquirir os itens. 

Acessível para download gratuito, o usuário precisa escanear o chão onde o móvel ficará antes de selecionar a peça e posicioná-la no local desejado.

Em março deste ano, foi incluído um novo recurso em que, por meio da câmera do celular, é possível fotografar móveis, pessoalmente ou em catálogo, e pesquisar por outros itens semelhantes.

A tendência é que em breve clientes de agências de publicidade possam visualizar seus projetos de decoração em realidade aumentada.

Para ambientes corporativos esse tipo de sistema pode ser usado por meio de uma funcionalidade da Marelli: uma biblioteca 3D Warehouse perfeita para isso. Para isso basta escolher os móveis corporativos que mais agradam e montar seu escritório. 

MÚSICAS CIENTIFICAMENTE OTIMIZADAS PARA MANTER O FOCO NO TRABALHO

A fim de aproveitar efeitos neurológicos, algumas empresas estão trabalhando para criar músicas que possam impactar o cérebro positivamente. Por exemplo, o aplicativo Focus@Will produz músicas ditas simplificadas, que são especialmente pensadas para serem ouvidas enquanto o indivíduo trabalha, melhorando, assim, o humor e a produtividade dos usuários.

Cientistas descobriram que, dependendo da sua personalidade, existe um tipo específico de música que, quando utilizada de forma correta, coloca seu cérebro em um “estado de fluxo”, tornando-o muito focado e altamente produtivo.

ASSISTENTE DE TRABALHO INTELIGENTE

Escritórios que têm tarefas tediosas, como gerenciamento de calendários e agendas, precisam de ferramentas que ajudem no cotidiano. 

Uma delas é a Amazon Alexa, que foi criada para facilitar alguns serviços, funcionando como uma assistente inteligente.

Essa ferramenta virtual ainda ajuda a manter a organização e a focar no que realmente importa, seja no trabalho, seja em casa. 

Ela pode também simplificar salas de conferência, permitindo que as pessoas iniciem as reuniões ou interajam com os equipamentos da sala apenas com a voz.

O Alexa é perfeito para grandes empresas, já que pode:

  • informar visitantes sobre como chegar nas salas de conferência, 
  • notificar a área de TI a respeito de algum equipamento que esteja danificado na empresa,
  • fazer compras de suprimentos para o escritório.

AMBIENTES ADAPTÁVEIS POR APLICATIVO

Com o uso de aplicativos, é possível ajustar o ambiente para que ele se adapte da melhor forma ao usuário e cumpra algumas funções. Por exemplo, ao conectar-se a sistemas existentes no local de trabalho, o Comfy fornece aos funcionários a possibilidade de administrar algumas ações, como:

  • controlar temperatura e luz;
  • encontrar e reservar salas de reunião;
  • enviar solicitações de trabalho ou sinalizar problemas para as equipes de TI.

Tudo isso tem o objetivo de automatizar tarefas repetitivas e gerar melhoria no dia a dia de trabalho dos colaboradores.  

ESPAÇOS DE LAZER NAS EMPRESAS

Vídeo game, televisão, espaço para acessar redes sociais, tomar um café e conversar com os amigos de trabalho, essa é uma realidade que até pouco tempo não fazia parte das empresas.

Atualmente, entretanto, os espaços de lazer nas empresas vem ganhando um espaço na  arquitetura empresarial e nos projetos de novas e antigas empresas de todos os setores.

Se antes apenas as empresas de tecnologia utilizavam esses espaços, atualmente, diferentes tipos de negócio, de diferentes setores, identificam o potencial que essas pessoas oferecem para suas equipes, seja para o desenvolvimento de criatividade, motivação ou engajamento com a empresa.

É claro que esse tipo de espaço exige um mobiliário especial, além de itens como:

  • video game, 
  • jogos, 
  • televisão, 
  • mesas e cadeiras diferentes do restante da empresa.

Além disso, também é interessante que regras para sala de descanso na empresa sejam consideradas para contribuir para o bom uso e para o equilíbrio com o trabalho

Entenda melhor os impactos dos espaços informais nas empresas no vídeo abaixo com a especialista em Neuroarquitetura Priscilla Bencke.

TRABALHO REMOTO

Sem o avanço da tecnologia o trabalho remoto seria improvável. Ferramentas, capacidade de comunicação, acesso a arquivos e documentos, tudo isso, transformou o espaço corporativo também. 

Algumas empresas já trocaram espaços com dezenas de salas para locais com uma sala de reunião de apoio, e dezenas de profissionais espalhados pelo mundo! 

Isso sem contar na infinidade de coworkings que vemos explodir por aí. Sinal do crescimento do trabalho remoto e autônomo, e da busca por um espaço mais profissional para o dia a dia de trabalho mais produtivo. O que nem sempre é possível em um ambiente familiar. 

Esses são exemplos de evolução da arquitetura empresarial que impactam a realidade de todo um mercado que passa a ter que considerar ambientes totalmente diferentes do que víamos há 10 anos atrás! Isso sem considerar a realidade de décadas mais antigas. 

Nunca projetou um coworking? No texto Como projetar um coworking: guia completo com 9 etapas do plano à execução” compartilhamos dicas valiosas sobre o assunto. Vale conferir!  

Como colocar em prática projetos de arquitetura empresarial?

Percebeu que não basta contar apenas com móveis criativos e arrojados? 

É preciso utilizar um mobiliário corporativo que seja funcional e estar ligado nas novidades tecnológicas para tornar o dia a dia da empresa muito mais prático, produtivo e agradável.

Adequar o tipo de mobiliário ao tipo de empresa e de espaço dentro da mesma organização é fundamental para criar o sentimento adequado e desejado nos colaboradores. 

Oferecer mobiliário ergonomicamente adequado garante produtividade e saúde a seus funcionários. 

Espaços de lazer merecem móveis mais descontraídos, mas com a mesma qualidade. 

Muitas vezes o menos é mais. Para isso, você pode contar com a Marelli, empresa que fornece produtos e soluções atuais, tornando seu ambiente de trabalho moderno e prazeroso.

Você está buscando um fornecedor dos móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo?

Já encontrou dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem? 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento ← 

Gostou do artigo? Baixe o e-book “Um guia prático de decoração de escritórios” e tenha acesso a diversas dicas. Ao utilizá-las, você torna sua empresa muito mais agradável.