É inegável que o mundo está mudando muito rápido e, para conquistar os clientes, é preciso prestar atenção nas novidades que surgem todo o tempo. Se tem a intenção de otimizar a gestão do seu escritório de arquitetura, saiba que é necessário acompanhar os recursos que estão impulsionando e revolucionando os segmentos de arquitetura e design de interiores.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e torna-se importante adotar novas práticas e quebrar alguns paradigmas. No meio de tantas inovações, provavelmente alguém já deve ter comentado sobre arquitetura do futuro, mas você sabe exatamente o que é?

Para te ajudar, preparamos para você um miniguia com as principais informações que você precisa saber sobre arquitetura do futuro, além das tendências e especialidades que estão ganhando destaque. Confira!

Afinal, o que é a arquitetura do futuro?

 O mundo está em processo de transformação constante, ou seja, os espaços em que vivemos também estão mudando. Por isso, falar de arquitetura do futuro é pensar em diversos conceitos que vão definir aquilo que será relevante nas construções daqui em diante.

Essas mudanças são primordiais para influenciar o nosso comportamento e, principalmente, o entendimento acerca da arquitetura em si. A era tecnológica colabora diretamente para as novas ideias e a busca por projetos arquitetônicos que valorizam a inovação, a criatividade e a beleza.

Nos tempos atuais, é preciso compreender que os arquitetos não se resumem mais em pessoas que só se preocupam com cálculos, formas e linhas, mas também com o bem-estar e a evolução de uma sociedade. Esse é um caminho natural em que todo profissional precisa se habituar, até para não perder espaço diante dos concorrentes.

Quais são as principais tendências dos próximos anos?

Você pode ser muito bom nos projetos que faz, no entanto, se não acompanhar as novidades de arquitetura que surgem diariamente, pode enfrentar dificuldades de apresentar seus trabalhos e alcançar novos patamares na profissão. A seguir, veja 5 tendências que tomarão conta da arquitetura daqui em diante:

1. Sustentabilidade

Durante muito tempo a maior preocupação dos arquitetos era com construções desenfreadas para acompanhar o crescimento econômico das grandes metrópoles. Todavia, as mudanças climáticas que acompanhamos abrem espaço para projetos arquitetônicos que valorizam a importância do meio ambiente.

Sendo assim, está cada vez mais comum vermos o conceito de arquitetura sustentável em vigor em residências, edifícios comerciais e demais construções. É fundamental essa integração e a preocupação com o uso consciente dos recursos naturais, a fim de que os projetos possam atender as dimensões sociais, econômicas e ambientais.

2. Internet das coisas ou IoT

Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, mas não soube bem ao certo o que realmente significava, não é mesmo? Por mais que isso pareça um episódio da série “Black Mirror”, a tecnologia veio para ficar e, naturalmente, remodelar as nossas percepções do que está acontecendo no mundo.

Basicamente, a internet das coisas ou Internet of Things é como se fosse um ecossistema em que diversos dispositivos estariam integrados para gerir dados que podem virar informações relevantes ao nosso cotidiano. Os escritórios ficarão mais sofisticados e pensados minuciosamente para que haja uma expansão de conectividade.

3. Qualidade de vida

A arquitetura do futuro deve valorizar ainda mais o bem-estar das pessoas, sendo que isso influencia na produtividade dos colaboradores dentro do ambiente corporativo. Os projetos deverão ser planejados para suprir as lacunas presentes no mercado e fazer com que o ambiente seja mais harmonioso, confortável e funcional.

As grandes cidades cresceram de forma desordenada e isso impactou diretamente nas construções, sendo assim, os arquitetos precisam levar em conta questões como segurança, saúde, mobilidade, poluição, etc. É inegável que muitos aspectos terão maior relevância, tais como divisórias que oferecem isolamento acústico.

4. O design a favor de todas as gerações

Se pararmos para analisar, boa parte das construções que existem foram projetadas para jovens e adultos fisicamente capacitados, certo? Isso tende a mudar daqui alguns anos, porque o conceito de arquitetura inclusiva e a valorização de todas as gerações está crescendo exponencialmente para ocupar o espaço que merece.

Será comum vermos edifícios corporativos que sejam pensados para atender diversas demandas e propor uma inclusão real de todos os tipos de pessoas nos escritórios. As limitações já não serão mais barreiras e a arquitetura terá papel importante para coibir os estigmas do envelhecimento.

5. Ferramentas tecnológicas ao nosso favor

Além da internet das coisas, a arquitetura se vê em um processo tecnológico cada vez mais intenso, visto que temos softwares para projetos corporativos bem estruturados e eficientes. Foi-se o tempo em que os arquitetos focavam apenas nos traços feitos no papel, pois é preciso abraçar esse conhecimento que a tecnologia proporciona.

Ferramentas como o design 4D, impressões em 3D aliadas a construção civil e demais situações serão peças-chave para quem deseja inovar nessa área e otimizar as etapas presentes em um projeto. Isso acaba ressignificando o que temos atualmente na arquitetura e abrindo portas para as mais variadas especialidades profissionais.

Quais são as especialidades consideradas como o futuro da arquitetura?

Sabendo que nos próximos anos a arquitetura será recheada de novidades tecnológicas, os profissionais dessa área precisarão buscar soluções inovadoras para se diferenciarem neste mercado. Veja algumas das especialidades que serão bem requisitadas no futuro:

Especialista em BIM

O BIM é a sigla para Building Information Modeling, ou seja, uma aplicação para modelar as informações de uma construção. Trabalhar com desenhos em 3D para arquitetura exige que os profissionais sejam de alto gabarito e saibam gerenciar os projetos de maneira qualificada.

Designer de Motion Graphics

Quem se especializar nessa ferramenta terá a oportunidade de criar projetos bem mais realísticos e com uma proposta singular para apresentar aos clientes. Deve-se ter uma boa noção para mexer com vídeos de qualidade e gerar uma forma interativa de compreender o projeto arquitetônico por outros olhos.

Social Media para arquitetos

Investir em um marketing para arquitetos e não saber mexer com as redes sociais é ficar para trás na corrida com os concorrentes, pois no mundo digital estão as maiores oportunidades de fechar contratos atualmente. Os profissionais dessa especialidade precisam criar conteúdos relevantes e gerar engajamento com o público-alvo.

Em resumo, quando se trata de arquitetura do futuro é preciso pensar fora da caixa e encarar os desafios que nos aguardam nos próximos anos, pois é primordial trabalhar sempre inovando e desenvolvendo ideias úteis para o progresso e bem-estar das pessoas.

Marelli: uma empresa que acompanha a evolução do arquiteto do futuro!

Com uma enorme variedade de mobiliário corporativo, a Marelli está pronta para ajudar a tornar o seu projeto corporativo (de agora ou do futuro) um sucesso!

Você está buscando um fornecedor dos móveis responsável e de qualidade para seu projeto corporativo? Pare agora! Já o encontrou.

Não tenha mais dificuldades com outros fornecedores, por falta de qualidade, ergonomia e até compromisso com o prazo de entrega de montagem. 

Na Marelli, estamos altamente comprometidos com a satisfação dos nossos clientes.

<center><iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/ZS87rJncRnc” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe></center>

Com mais de 35 anos no mercado e mais de 30 lojas espalhadas no Brasil e na América do Sul, já comprovamos nossa capacidade em estabelecer relações de confiança a longo prazo com escritórios de arquitetura, designers de interiores e empresários.

Com o diferencial de oferecermos uma solução completa em mobiliário corporativo: assentos, móveis e divisórias piso teto, podemos ser o parceiro que você está procurando para seus projetos de arquitetura corporativa.

Solicite seu Orçamento ← 

Se você curtiu este artigo sobre as tendências que vão marcar a arquitetura do futuro, compartilhe o post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as novidades!