O sonho de conhecer inúmeras obras e construções ao redor do mundo está literalmente na palma da sua mão. Sabe como? A ferramenta Google Arts and Culture permite que o usuário experiencie uma imersão virtual. São mais de mil e duzentos museus cadastrados, além de construções em mais de setenta países. O acervo do programa permite conhecer várias exposições e obras de arte. E a melhor notícia? Você nem precisa sair do escritório para isso!

Disponível desde 2011, o Google Arts and Culture é um projeto do Google Cultural Institute. Se você ainda não conhece esse encantador universo virtual, confira como as funcionalidades do app podem ser muito úteis para o trabalho de um arquiteto.

Como acessar o Google Arts and Culture?

Google Arts and Culture

A ferramenta está disponível pelo site ou aplicativo mobile. O que muda um pouco é a forma de navegação. Enquanto no computador o usuário se movimentará com o auxílio do mouse, no celular ou tablet a navegação será mais interativa. Os comandos são fáceis e seguem a proposta já conhecida do Google Street View.

Também há a opção de acessar o aplicativo com óculos de realidade virtual. Nesse caso, aproveite o tour em 360o, dentro e fora de edificações do mundo todo!

A plataforma está disponível para qualquer dispositivo, ou seja, o usuário pode fazer o download das versões tanto para IOS quanto para Android. Portanto, acesse as lojas de cada sistema operacional e baixe o aplicativo gratuitamente. Para utilizá-lo no celular, verifique as permissões do dispositivo. Será solicitado o acesso à câmera, local, contatos e armazenamento do telefone.

Quais são os principais recursos?

Google Arts and Culture

Como o Google Arts and Culture foi desenvolvido para facilitar a imersão dos usuários, suas funções servem para melhorar a experiência deles. Pensando nisso, o aplicativo disponibiliza recursos para tornar a visitação ainda mais real, os destaques são:

  • opções de zoom: aproxime-se e veja minuciosamente obras de arte ou edificações. Muitas vezes o nível de detalhe é ainda maior que o percebido em visitas físicas, dadas às restrições de aproximação em museus, por exemplo;
  • realidade virtual: a tecnologia de interface entre usuário e sistema adota imagens 360o. Coloque um óculos de realidade virtual e aproveite para visitar e caminhar dentro das edificações;

  • período e cor: o aplicativo disponibiliza filtros para refinar sua pesquisa;

  • coleção: o usuário pode criar uma coleção pessoal. Seja seu próprio curador e salve os itens que você mais gostar;

  • por perto: a função de localização sinaliza quais movimentos culturais estão disponíveis perto de você. Acesse a opção e confira;

  • exposições: ao visitar os museus e edificações, disponha de tours guiados por especialistas. Por exemplo, ao visitar a Casa Branca, a ex-primeira-dama Michele Obama conduzirá seu passeio;

  • resumo diário: todas as vezes que o usuário acessar o aplicativo, receberá novas informações;

  • reconhecedor: está com dúvida sobre alguma obra? Aponte a câmera, o aplicativo apresentará maiores informações. Em locais específicos, esse recurso está disponível também no modo off line;

  • tradução: a função permite saber mais sobre as obras em seu idioma natal;

  • art selfie: será que você se parece com alguma obra? Tire uma selfie e descubra.

Quais as vantagens do uso da ferramenta para arquitetos?

Google Arts and Culture

Sabemos que para elaborar projetos, é essencial ter inspiração. A busca por fundamentação e conceitos adotados no projeto é a parte inicial da criação. O aplicativo Google Arts and Culture permite que você tenha nas mãos uma infinidade de obras de referência.

Imagine agendar viagens para todos os lugares e pontos turísticos que você sonha em conhecer? É inviável, não é mesmo? No entanto, com a visitação virtual, é possível verificar na própria tela do celular os locais, detalhes e características das construções.

Google Arts and Culture

Para usar bem o recurso, explore o interior e o exterior de prédios históricos. Outra grande vantagem é a possibilidade de acompanhar maiores informações sobre os períodos de construção, técnicas e fases de desenvolvimento.

O tempo de pesquisa de correlatos e referências é bastante considerável. Não é incrível poder fazer este levantamento sem sair do lugar? Aproveite, pois as fotos disponibilizadas pelo Google Arts and Culture são em alta definição e registradas em 360o. Além disso, a captura sequencial segue os parâmetros de levantamento adotados pelo Google Street View.

Com os registros de todos os cantos, utilize o Google Cardboard para tornar a experiência ainda mais incrível. Para quem não conhece, esse é o dispositivo de realidade virtual desenvolvido pela empresa.

Por que usar o Google Arts and Culture?

Google Arts and Culture

Conhecer o mundo certamente traz novos ares aos trabalhos e projetos. Experimentar a visualização de tantos tesouros espalhados pelo planeta, permite que o profissional confira os detalhes das obras e estude os anexos disponibilizados, como:

  • autoria da obra;

  • desenvolvedor do projeto;

  • técnicas utilizadas;

  • materiais usados.

Google Arts and Culture

Explore e estude os períodos históricos de desenvolvimento cultural e compreenda quais são as referências relevantes para seus projetos. Dispor de um banco de dados tão extenso é incrível, seja para conhecimento, estudo ou análise de informações.

Ao estudar correlatos, você pode adotar soluções e sistemas surpreendentes em seus projetos. Analise os diferentes ângulos e se aproxime de cada detalhe relevante.

Quer conhecer algumas mostras de referência?

Google Arts and Culture

Para inspirar ainda mais, veja alguns dos museus disponíveis para visitação virtual:

Onde

Museu

Nova York – Estados Unidos

The Metropolitan Museum of Art

Washington – Estados Unidos

Free Galery of Art

Berlim – Alemanha

Gemaldegalerie

Florença – Itália

Uffizi

Londres – Inglaterra

Tate Britain

Versalhes – França

Palácio de Versalhes

Madri – Espanha

Museu Thyssen

Londres – Inglaterra

National Gallery

Com essa pequena mostra deu ainda mais vontade de conhecer a ferramenta e suas ótimas funções, não é? Os aplicativos e programas que adotam visitações e investem nas sensações do usuário vêm conquistando muitos adeptos. São tantas as vantagens de mergulhar nesse universo que eles também estão sendo explorados nos escritórios de arquitetura e nas construtoras.

E aí, você já se convenceu a usar o Google Arts and Culture? Assim como os arquitetos podem utilizar a realidade virtual para buscar e conhecer referências, vale desenvolver projetos para que seus clientes vivenciem essa experiência também.

Tendência entre os escritórios de arquitetura, a adoção da realidade virtual torna a apresentação de projetos uma atividade encantadora. Você sabia? Entenda como essa tecnologia está mudando o mercado da arquitetura!