Quem sai de casa sem um smartphone hoje? Considerando que no Brasil existem mais celulares que habitantes, é fácil perceber que poucas pessoas responderiam a essa pergunta afirmativamente. E, com os aparelhos vieram também os aplicativos para arquitetos, que prometem facilitar a vida desses profissionais.

Como arquiteto você já usa algum aplicativo para te ajudar no dia a dia do trabalho? 

Neste post, vamos falar um pouquinho sobre as vantagens de usar aplicativos de arquitetura e mostrar uma seleção de apps imperdíveis para arquitetos. Continue a leitura e descubra quais são eles!

6 aplicativos para arquitetos que podem ajudar no dia a dia do profissional

Os aplicativos para arquitetos podem facilitar sua rotina, só falta conhecer nossa seleção. Confira! 

1. Countdown

Aplicativos para arquitetos

Com certeza um dos principais critérios para a satisfação dos clientes de um escritório de arquitetura é o cumprimento de prazos. Por isso, o Countdown é uma ferramenta extremamente útil para a gestão de tempo e controle de atividades.

Com esse app, o arquiteto consegue organizar todos os seus compromissos. Ele pode configurar os prazos das atividades e, dessa forma, o aplicativo mostra quanto tempo falta para a conclusão daquela tarefa.

À medida que o prazo se aproxima o app envia lembretes. Então, fica muito mais fácil cumprir todos os prazos como:

  • horário da reunião com o cliente;
  • apresentação do projeto;
  • o período de entrega de um item comprado;
  • o gerenciamento de obras.

Você pode instalar o Countdown em dispositivos que usam o sistema Android e também naqueles que funcionam com o iOS

2. RoomScan

A função desse aplicativo para arquitetos é permitir a criação de plantas arquitetônicas a partir do seu dispositivo móvel. É isso mesmo! Imagina o quanto isso pode acelerar muito o projeto.

Uma imagem do local e a distância entre as paredes já criam o ambiente no qual o profissional deve intervir. 

O arquiteto também pode usar uma trena a laser para obter essas medidas com maior precisão.

A única desvantagem desse aplicativo para arquitetor é que ele só está disponível para iOS, por meio da App Store.

O usuário ainda tem a opção de baixar a versão Pro, que é gratuita. Ela tem algumas funcionalidades interessantes, como a possibilidade de acrescentar janelas e portas ao ambiente. Levar esses elementos em conta torna o projeto mais preciso.

Já para quem não tem um dispositivo com sistema iOS, existem outras alternativas e uma delas é o Magicplan. Ele também mede o espaço e cria a planta, fazendo com que o profissional possa testar várias possibilidades de projeto. 

Esse tipo de aplicativo pode ser bastante útil para projetos de arquitetura corporativa de empresas que possuem muitos profissionais e equipes para alocar, entretanto, também pode ser usado para projetos de arquitetura residencial e outros projetos. 

3. Morpholio

Os usuários de iOS também podem usar o Morpholio. Trata-se de um aplicativo em que o profissional consegue desenhar sobre qualquer imagem.

Ele facilita a definição de projetos já que permite criar um esboço ou croqui a partir de qualquer foto e enviá-lo ao cliente.

Leia também: Como aperfeiçoar as fotos dos meus projetos de arquitetura?

4. myPantone

Aplicativos para arquitetos

Definir quais são as melhores cores para o escritório e ambiente corporativo no projeto a ser desenvolvido é um dos fatores de maior importância quando o assunto é o clima e a imagem que você deseja agregar ao ambiente.

Para que o arquiteto tenha acesso a muito mais que as cores básicas ele pode recorrer ao myPantone.

Esse aplicativo de arquitetura é um verdadeiro catálogo que traz todas as cores já registradas pelo Instituto Pantone até hoje. 

Com quase 13 mil opções de cores o profissional tem uma base de cores muito mais ampla para formular o projeto. Além disso, o aplicativo permite compartilhar as paletas com os outros envolvidos no planejamento execução.

Mas a melhor parte ainda está por vir: o myPantone permite identificar rapidamente uma cor. Não é preciso quebrar a cabeça e pesquisar. Basta inserir uma amostra, por exemplo, uma imagem retirada da web ou fotos da câmera do próprio smartphone, para saber exatamente qual é o tom desejado.

O app está disponível para dispositivos Android

5. AutoCAD 360

Aplicativos para arquitetos

Para uma grande parte dos profissionais de arquitetura o AutoCAD é uma ferramenta valiosíssima. Esse app faz com que o software se torne também inseparável já que permite que o arquiteto tenha acesso a todas as suas criações no smartphone.

Com AutoCAD 360 é possível fazer mais que apenas consultar os projetos o usuário também consegue:

  • criar desenhos novos;
  • editar arquivos existentes;
  • abrir arquivos DWG, desenhos 2D e 3D.

Esse app é gratuito e está disponível para dispositivos com sistema Android e iOS.

6. Pinterest

Aplicativos para arquitetos

Diferente dos outros aplicativos desta lista, o Pinterest é uma rede social. Por que ela é tão importante para arquitetos? A resposta é simples: sua matéria-prima não é o texto e sim imagens. 

Portanto, o Pinterest é uma gigantesca coleção de imagens.

Seus usuários catalogam fotos interessantes referentes a diversos temas, que vão desde culinária, moda, jardinagem e — por que não? — arquitetura! 

O Pinterest tem múltiplas funções para para arquitetos:

Ao criar pastas com seus esboços, projetos e obras prontas, o profissional tem a oportunidade de chamar a atenção de quem busca esse tipo de assunto.

Essa pode ser uma porta importante para a captação de clientes e deve estar em um estratégia de marketing para arquitetos. O app está disponível para Android e iOS.

Com os aplicativos que você acabou de ver, é possível transformar seu smartphone em um verdadeiro estúdio móvel. Isso é importante porque:

Vantagens do uso de aplicativos de arquitetura

Aplicativos para arquitetos

Acima citamos, rapidamente, algumas das vantagens do uso de aplicativos para arquitetos, mas é importante que você conheça outros benefícios. 

Quem atua na área sabe que Arquitetura e tecnologia andam juntas. Os projetos desenvolvidos atualmente estão incorporando soluções modernas que se aplicam tanto ao planejamento quanto à execução.

Os softwares permitem desenhar e visualizar os projetos de vários ângulos, com uma exatidão surpreendente.

Além dos hardwares inovadores e programas incríveis, a impressão 3D também está revolucionando esse mercado.

Aplicativos para arquitetos

Se toda essa tecnologia está ajudando os arquitetos a reinventarem a profissão, por que deixar o smartphone de fora dessa tendência?

Atualmente, esses dispositivos e os tablets podem ser comparados a verdadeiras caixas de ferramentas — só que digitais!

Com uma série de aplicativos, o arquiteto pode realizar atividades que facilitam:

Os aplicativos para arquitetos têm mais uma vantagem: com um conjunto deles, o arquiteto consegue centralizar a maioria das informações úteis em seu smartphone, além de:

  • agilizar o atendimento ao cliente;
  • organizar compras;
  • planejar intervenções em obras;
  • definir algumas tomadas de decisão.

Já conhecia esses apps para arquitetos? Utiliza alguns deles no seu dia a dia? Deixe um comentário contando eles facilitam sua rotina e por que você recomenda o uso. Compartilhe sua experiência e ajude outros profissionais!

Além dos aplicativos para arquitetos é importante que você implemente no dia a dia do escritório alguns processos internos, entre eles, estabelecer parcerias com fornecedores que poderão ajudar sua empresa a entregar projetos com altos índices de satisfação dos clientes. 

A Marelli é lider em mobiliário corporativo no Brasil. São mais de 30 lojas exclusivas pela América do Sul e 35 anos de tradição do mercado garantindo ergonomia, prazo e qualidade diferenciada! 

Confira nossa linha completa de cadeiras para escritório, móveis corporativos, divisórias de ambiente.

Solicite seu Orçamento ←