Competitividade não precisa ser sinônimo de colaboradores estressados. Embora a pressão por resultados no mundo corporativo seja cada vez maior, várias empresas estão descobrindo uma estratégia para aliviar a tensão de seus funcionários e aumentar a satisfação e produtividade — a sala de descompressão.

E você, já ouviu sobre esse conceito? Sabe de que forma essas salas contribuem para o bem-estar da equipe, com ganhos consequentes na criatividade dos colaboradores, aumento da produtividade e lucratividade do negócio?

Então, não perca este post! Vamos tratar desse tema e mostrar que ele pode ser a solução para muitas empresas que você atende. Boa leitura!

O que é uma sala de descompressão?

A sala de descompressão é um espaço que a empresa oferece aos colaboradores para que eles se desconectem um pouco do trabalho. Seu principal objetivo é promover um tempo de relaxamento, fazendo com que voltem às suas atividades revigorados.

Esse tipo de ambiente é fundamental para aliviar a tensão das pessoas. Afinal, hoje em dia, o trabalho pode exercer uma enorme pressão sobre os colaboradores, afetando seu bem-estar em primeiro lugar e, a seguir, sua produtividade.

Fatores como a alta competitividade do mercado, as atividades sedentárias e a conexão permanente podem minar a disposição de qualquer trabalhador. Portanto, um ambiente de descompressão é essencial para eles relaxarem e recuperarem a plena capacidade cognitiva.

Como surgiram as salas de descompressão?

Se você acompanha as tendências do mundo corporativo, deve ter percebido que esse conceito surgiu em algumas grandes empresas de tecnologia. Google, Facebook e LinkedIn foram as primeiras gigantes que se destacaram por ambientes descontraídos.

E qual foi o motivo? Elas perceberam que precisavam de um esforço extremo de seus colaboradores. Eles precisavam inventar produtos e serviços para os quais não havia nenhum precedente. Isso exigia foco, criatividade e capacidade para solucionar problemas.

Como ninguém consegue viver nesse limite o tempo todo, essas empresas descobriram que a descompressão era uma forma de aliviar o estresse. Relaxados, esses colaboradores voltavam para suas tarefas e rendiam mais, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo.

Depois dessas experiências bem-sucedidas, a prática ganhou força. Primeiro, ela conquistou outras companhias de tecnologia e inovação. Atualmente, as salas de descompressão estão presentes em empresas de vários segmentos e portes.

Como funciona uma sala de descompressão?

Basicamente, a sala de descompressão é um ambiente estimulante, com decoração colorida e descontraída. Ela oferece atividades interessantes e divertidas aos colaboradores, como jogos, alimentos e elementos que promovem a convivência.

Além disso, o ambiente precisa ser extremamente confortável. Ele não deve ter a cara de um escritório, mas um espaço de desligamento total das atividades de rotina.

Quais são as vantagens da sala de descompressão?

Desde que as primeiras salas de descompressão foram criadas, as companhias perceberam uma série de benefícios. A seguir, mostramos os principais. Acompanhe.

Estímulo aos colaboradores

Os colaboradores se sentem valorizados. Eles percebem que a empresa está investindo em seu bem-estar e, portanto, as chances de engajamento se tornam maiores.

Prevenção a doenças e afastamentos

Muitas pessoas são afastadas do trabalho por doenças mentais ou problemas relacionados à postura. Depressão, ansiedade, burnout, lesões por esforços repetitivos, dores nas costas e pescoço são alguns exemplos.

A sala de descompressão reduz esses problemas. Em primeiro lugar, ela contribui para o alívio ao estresse. Além disso, faz com que as pessoas saiam de suas posições mais comuns no trabalho e, em alguns, casos até se movimentem. Portanto, previne doenças.

Aumento da produtividade

Satisfeitos e relaxados, os colaboradores rendem mais. Pausas programadas dão à mente o tempo de recuperação que ela precisa para voltar à ação muito mais concentrada.

Integração da equipe

Conviver com os colegas em um ambiente descontraído contribui para criar um vínculo entre os membros do time. Eles têm a oportunidade de conversar sobre assuntos diferentes e se divertirem juntos, descobrirem afinidades e se tornarem mais próximos.

Essa convivência se reflete no ambiente de trabalho, com maior cooperação, troca fluida de ideias e sinergia do grupo.

Como montar uma sala de descompressão?

Até aqui você percebeu que a sala de descompressão traz uma série de vantagens. Com certeza, deve ter pensado em como seus clientes se beneficiariam com esse tipo de ambiente e de que forma sua inclusão pode trazer um diferencial ao projeto.

Então, finalizaremos com algumas dicas fundamentais para planejar salas de descompressão.

Estruture a partir da cultura da empresa

Antes de começar, você precisa analisar a cultura da empresa. Ela pede ambientes descontraídos, coloridos e interativos, ou basta ser um espaço de relaxamento? Identifique o comportamento das pessoas e faça uma escolha baseada nesses fatores.

Defina onde será a sala de descompressão

Existe mais de uma possibilidade para criar a sala de descompressão. Algumas companhias têm uma área separada para essa finalidade. Em outras, o projeto é praticamente uma extensão do local de trabalho e fica integrado a ele.

A escolha depende das atividades previstas no ambiente de trabalho. Se, durante o período de foco nas atividades, as pessoas precisam de silêncio e concentração, é melhor optar pelo espaço separado.

Já se a ideia é que todos trabalhem em conjunto, que troquem ideias criativas e façam até mesmo reuniões informais, aposte no projeto integrado.

Ofereça atividades interessantes para seu público interno

Em algumas empresas, a piscina de bolinhas faz o maior sucesso. O mesmo acontece com o videogame, o pebolim, os jogos de tabuleiro. Já em outras empresas, o público interno não tem o menor tipo de interesse por essas atividades.

Portanto, antes de escolher as opções que serão oferecidas, estude o público interno. Identifique seus interesses e o que gostam de fazer para relaxar para projetar o ambiente apropriado.

Crie uma decoração estimulante

A ideia é quebrar aquela ideia de “ambiente de escritório”. Portanto, é válido usar móveis e quadros coloridos, desfazendo a monotonia. Um toque de paisagismo também é bem-vindo, pois o verde traz relaxamento e ajuda a oxigenar o cérebro.

Porém, aqui vale a mesma observação do item anterior: analise seu público-alvo. Pode ser que uma decoração moderna e descolada demais não seja tão agradável, dependendo do perfil dos usuários daquele espaço.

Pense no conforto

Ninguém consegue relaxar em móveis desconfortáveis! Por isso, aconchego é a palavra de ordem para escolher a mobília da sala de descompressão. Procure produtos de boa qualidade para que eles não percam essa característica no decorrer do tempo.

Como já falamos, os colaboradores precisam mudar de posição. Então, sofás e pufes são excelentes opções para que eles relaxem o corpo e a mente. Até redes são válidas!

Também é importante que os móveis sejam adaptáveis para que os funcionários consigam mudar a configuração da sala. Assim, eles podem se prestar a uma conversa mais privada entre duas ou três pessoas ou, até mesmo, reunir um grupo de 20!

Provavelmente, depois dessas informações você ficou com vontade de ter uma sala de descompressão não só nos seus projetos, mas à sua disposição! Esperamos que este post tenha ajudado a entender o propósito desses ambientes e a projetá-los da melhor forma.

Quer saber mais sobre projetos que estimulam a integração e o relaxamento dos colaboradores? Confira aqui no nosso blog um post sobre áreas de convivência no ambiente de trabalho. Você vai gostar!