Provavelmente você sabe da importância de se ter concentração para executar projetos em um escritório, não é mesmo? O isolamento acústico é parte fundamental no planejamento das funções exercidas em uma empresa.

Além de escolher móveis funcionais, é imprescindível preocupar-se com as divisórias que serão colocadas no ambiente. Existem muitos lugares em que os funcionários sofrem com os ruídos excessivos, pois isso diminui o rendimento no trabalho e, consequentemente, pode trazer sérios problemas de saúde.

Por isso, para que você consiga fazer uma boa escolha na hora de realizar a decoração do escritório, preparamos uma lista com 8 vantagens primordiais que precisa conhecer quando se trata de isolamento acústico. Acompanhe a leitura e confira!

1. Privacidade

Esse é um dos principais fatores quando se pensa em colocar divisórias dentro de uma empresa, afinal, muitos dos assuntos tratados precisam ter certo sigilo. Um escritório de advocacia, por exemplo, necessita que haja privacidade para que o profissional e o cliente possam conversar à vontade para resolver as questões jurídicas em pauta.

Os projetos arquitetônicos em uma organização não são responsáveis apenas pelo conforto e estilo, eles produzem e implementam algo que realmente faça sentido no layout do ambiente. Em tempos em que as empresas se engalfinham em um oceano vermelho de competitividade, saber resguardar os segredos é imprescindível para ganhar vantagem no mercado.

2. Conforto auditivo

Nada melhor do que trabalhar em paz e sem se preocupar com as demais pessoas falando o tempo todo por perto, não é verdade? O isolamento acústico é importantíssimo também para trazer conforto auditivo, visto que muitas profissões exigem bastante concentração, criatividade e inovação.

Valorizar isso em um ambiente organizacional é proporcionar também qualidade de vida, pois a preocupação com o que acontece externamente é minimizada. Tendo como base um escritório de arquitetura, diversos projetos exigem o máximo de atenção, uma vez que o mínimo erro pode custar todo um planejamento.

3. Aumento da produtividade

Podemos dizer que essa vantagem chega a ser até um complemento da anterior, já que quando você se sente confortável em um lugar para trabalhar, naturalmente, a produtividade tende a melhorar. As divisórias estabelecem exatamente a responsabilidade de cada setor e o lugar fica bem mais profissional.

imagem corporativa é influenciada por diversos fatores, sendo que o aumento da produtividade colabora consideravelmente para a força de uma empresa. Isso acelera e otimiza os processos que precisam ser executados, além de agregar um clima organizacional interessante de se conviver.

4. Exclusividade

Você há de convir que nenhuma empresa é igual à outra e muito disso tem a ver com a decoração corporativa implantada em um escritório. Diferenciar-se de seus concorrentes é essencial para sobreviver diante de tantas novidades que aparecem, sem contar que pode ser mais simples do que imagina.

Contar com divisórias que oferecem isolamento acústico necessário para realizar o seu trabalho é também uma maneira de trazer exclusividade ao ambiente. Cada lugar possui suas características específicas, e saber escolher bons materiais ajuda bastante para que sua empresa possa ter os setores muito bem organizados.

Essa é uma vantagem que define exatamente qual o perfil de negócios que será adotado na empresa e como isso vai influenciar os demais departamentos. Na mesma medida em que favorecem as oportunidades de atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já são frequentes.

5. Luminosidade

Talvez você esteja pensando o que tem a ver a iluminação do ambiente com a acústica, não é verdade? Saiba que os dois estão ligados, visto que alguns tipos de divisórias piso-teto são desenvolvidas com partes em vidro laminado, que ajuda no isolamento do som e também na propagação de luz natural no escritório.

Para organizar de maneira eficiente e harmoniosa um ambiente corporativo, é preciso se atentar aos detalhes e identificar as necessidades presentes. Em uma sala de reuniões, por exemplo, ter divisórias que atendam esses dois pontos facilita bastante na tomada de decisões e na comunicação entre os profissionais.

6. Economia

Partindo do princípio de que as divisórias que favorecem uma boa acústica também proporcionam uma iluminação adequada, como foi citado, a economia é percebida gradativamente. Tendo em vista que não haverá necessidade de climatização no lugar, isso colabora com os custos da empresa.

Além disso, é possível mensurar também a economia obtida com a instalação, visto que as divisórias que trazem isolamento de som são bem trabalhadas, simples e contam com materiais sustentáveis. Por fatores, como a economia de recursos, é que se torna de suma importância fazer um estudo do layout de ambientes corporativos.

7. Saúde auditiva

É impossível fazer uma lista sobre os benefícios que o isolamento acústico traz a um escritório sem apontar as condições de saúde. Barulhos excessivos podem prejudicar demais a audição e fazer com que os funcionários não consigam desempenhar suas funções de maneira eficiente.

Para se ter uma ideia, 85 decibéis é o número máximo recomendado para um ambiente em que se trabalha oito horas por dia. A preocupação com a sua saúde e dos demais colaboradores é essencial para que o andamento da empresa siga de maneira correta e não ocorra nenhum problema sério no futuro.

8. Diminuição do estresse

Ainda na linha sobre saúde, ter um ambiente que possua divisórias que impedem a propagação de som externo, principalmente no que se refere aos ruídos excessivos, conversas paralelas e demais situações do dia a dia, ajuda a combater o estresse. Afinal, muitas ideias são desperdiçadas por conta de barulho, não é mesmo?

Ninguém gosta de trabalhar em um local que não favorece e ainda deixa a pessoa estressada, por isso é tão importante investir em divisórias com essa característica. Um ambiente em sinergia auxilia a criar um escritório aconchegante em que todos se respeitam de verdade.

Para finalizar, tenha em mente que contar com empresas especializadas na hora de instalar divisórias com isolamento acústico é fundamental para que haja organização e valha a pena o investimento.

Curtiu as informações passadas neste artigo? Quer conhecer os tipos de divisórias com isolamento acústico que oferecemos? Então entre em contato com a gente para darmos todo o suporte que você precisa em seu escritório!