Um bom projeto sempre começa com uma referência incrível — ou com várias! O profissional da arquitetura vive um momento privilegiado com a disseminação de ferramentas digitais que ajudam nessa troca de ideias. Além dos tradicionais blogs e livros, as páginas do Instagram de arquitetura vêm ganhando cada vez mais espaço neste quesito. 

Atualmente, as empresas e profissionais da área estão investindo em perfis voltados à decoração corporativa. São ideias que podem contribuir para deixar esses espaços mais aconchegantes, modernos, interessantes, criativos e motivadores

Confira 15 perfis do Instagram de arquitetura que podem dar uma luz na próxima construção ou reforma!

1. Marelli

O próprio slogan da @marellioficial é um bom convite para seguir o perfil da empresa no Instagram: “não é sobre transformar ambientes, é sobre ambientes que transformam profissionais!” E a empresa leva esse slogan muito a sério por meio da dinamicidade e variedade de seu mobiliário.

O perfil mostra a variedade dos móveis da empresa, indo do clássico ao moderno, sem perder a elegância. É possível compor um espaço com estações de trabalho mais neutro e uma sala de reuniões mais leve, criativa e colorida, que contribua para a troca de ideias e processos de criação.

Vale a pena conferir o perfil!

2. Casa Vogue Brasil

O perfil da @casavoguebrasil destaca em seus posts um componente fundamental em ambientes corporativos: o uso inteligente das cores. A aplicação de tons pastéis com outros mais fortes, o contraste entre as cores do teto, parede e piso: tudo isso é muito presente no conteúdo apresentado.

As cores presentes nos detalhes também chamam a atenção. Desde as escolhas para os copos e jarras usadas no ambiente empresarial até pequenos objetos de decoração, tapetes e outros acessórios buscam contribuir para a harmonia dos espaços apresentados.

3. Design Your Workspace

O perfil da @designyourworkspace no Instagram lança um olhar cuidadoso e muito voltado à mesa de trabalho.

Quais telas de computador são mais apropriadas àquele tipo de atividade, como esse espaço pode ser organizado para contribuir com a produtividade dos profissionais, que detalhes são fundamentais nessa composição? Esses são alguns dos questionamentos propostos por meio das imagens.

Nesse espaço em que o trabalho realmente acontece, eles procuram equilibrar utilitários, como caixas de som, luminárias e diferentes telas, com adornos que deixam o ambiente mais leve, como pequenas plantas e objetos decorativos. Tudo isso de forma muito clean e delicada para que o foco central não se perca.

4. Instituto Tomie Ohtake

@institutotomieohtake não é exatamente um instagram de decoração corporativa, mas é um perfil importante para quem deseja ampliar a discussão sobre o papel da arquitetura e do design. É para fomentar o debate acerca das diversas vertentes dessas áreas do conhecimento.

As imagens do perfil mostram a programação do espaço, mas também falam dos assuntos mais relevantes que estão sendo discutidos no contexto mundial.

Para quem não conhece, o Instituto, localizado em São Paulo, foi planejado tanto arquitetônica quanto conceitualmente para dar espaço a mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design.

Ele favorece a reflexão acerca de pontos como: qual o papel da arquitetura na cidade? Como as pessoas ajudam a construir os espaços? Como essas áreas contribuem para a reconstrução de velhos conceitos? Como a decoração influencia as pessoas e as instituições?

5. Sons of Sawdust

O perfl da @sonsofsawdust é um prato cheio para quem deseja um espaço mais artesanal, bem ao estilo “faça você mesmo”. A equipe mostra como grandes móveis em madeira podem ser feitos como peças únicas, de forma que guardem a essência da matéria-prima usada.

Móveis mais rústicos, com poucas intervenções e o mais naturais possíveis são as propostas mais frequentes dessa empresa.

É uma boa referência para os profissionais que têm o desafio de compor um espaço de trabalho em áreas abertas e nos quais o cliente preza por esse estilo de decoração.

6. Kvadrat

As cores e as texturas também são o forte da @kvadrattextiles, mas de um ponto de vista mais aprofundado, mostrando todo o processo de fabricação de seus materiais por meio da busca de referências diretamente na natureza.

Processos de coloração natural dos tecidos são algumas das apostas da empresa.

Eles também mostram como a textura de uma pedra, por exemplo, serviu de inspiração para a criação de revestimentos próprios. A companhia abre sua linha de produção para que os profissionais de decoração acompanhem o processo desde o início e não apenas vejam o produto final.

É um perfil curioso, pelo qual vale uma passada na timeline.

7. Casacor Oficial

Embora o nome de usuário da @casacor_oficial remeta à ideia de ambiente doméstico, saiba que esse perfil pode oferecer muito mais a ambientes corporativos do que você pode imaginar.

Quando o assunto são espaços coletivos ou de uso compartilhado, como banheiros e salas de reunião, esse perfil apresenta soluções flexíveis e elegantes, capazes de levar encantamento a qualquer escritório.

O melhor é que as propostas são tão aconchegantes que deixam o ambiente de trabalho com aquele jeito de “estar em casa”.

As soluções são bem apresentadas e podem despertar insights interessantes para os profissionais da área, principalmente em relação aos móveis apresentados e ao uso de cores.

8. Inhotim

Você deve estar se perguntando: como um espaço dedicado à arte contemporânea e que é, ao mesmo tempo, um jardim botânico, pode contribuir para a arquitetura de ambientes corporativos?

É fácil de explicar. Para quem ainda não conhece esse espaço fabuloso em que a arquitetura, o design, a arte e a natureza encontram-se, saiba que as propostas apresentadas nesse ambiente podem contribuir pelo menos para que você repense seus projetos em termos do uso mais frequente da natureza em seus espaços.

Os posts do perfil do @inhotim podem dar várias ideias de como incorporar a natureza de forma bem orgânica aos espaços de trabalho, sem deixar que esses ambientes se tornem desconfortáveis ou caricatos.

As discussões apresentadas por meio das diversas obras de arte também podem fazer os profissionais pensarem no quanto os espaços de trabalho devem ser percebidos como ambiente de debates relevantes, de discussões e de críticas acerca de diferentes assuntos.

9. Archdaily

@archdaily é uma das maiores referências na internet brasileira sobre arquitetura, design de interiores, inovações de projeto e até mesmo de urbanismo. Dessa forma, é um item obrigatório para profissionais do ramo. Além do site próprio e da sua página no Facebook, o Archdaily conta com um perfil no Instagram bastante ativo.

Nessa página são inseridas diversas informações acerca de soluções arquitetônicas, arquitetos de destaque na atualidade, medidas sustentáveis que você pode adotar na construção, além de conceitos projetuais em alta na atualidade.

O perfil conta com quase 2 milhões de seguidores, além de várias informações relevantes sobre a arquitetura, o urbanismo, a história das cidades e da arquitetura, além de informações sobre o arquiteto Le Corbusier, sobre o movimento brutalista e sobre a desigualdade nas cidades.

10. Adesignersmind

@adesignersmind é um instablog inspirador em que são postadas várias referências de design nas mais variadas amplitudes, desde a micro, passando por elementos de decoração de interiores, paisagismo e iluminação natural, até o aspecto macro, quando trata de inspiração para desenhar cidades.

O Instagram mostra diversos conceitos de forma bastante clara e objetiva, além de indicar uma série de soluções e tendências para decoração nos tempos atuais. Em dados momentos, é possível, também, observar uma série de ensinamentos sobre a história e grandes exemplos do design urbano, como os posts que fez recentemente sobre as cidades de Paris e de Nova Iorque.

Dessa forma, o @adesignersmind é uma excelente pedida para você seguir no Instagram. Além de inspiração, você colherá muitas informações históricas sobre os mais variados aspectos do design, conhecendo o presente e se conectando ao futuro ao conhecer as tendências a serem utilizadas para os próximos anos.

11. Nitsche Arquitetos

@nitsche_arquitetos, que também tem site próprio, é uma excelente referência para você seguir no seu Instagram. O Nitsche é, na verdade, um escritório de arquitetura, que utiliza as redes sociais para compartilhar inspirações, metodologias e resultados de projetos que realiza.

Por estar localizado no país, o instablog é bastante familiar com as soluções às quais estamos adequados, tornando a sua leitura mais fácil. Além da arquitetura, o Instagram conta com uma série de indicações sobre temas afins, como urbanismo, decoração e comunicação visual.

O escritório trabalha com uma série de linguagens arquitetônicas, o que pode auxiliá-lo na inspiração de projetar um ambiente do jeito que o cliente pediu.

Os trabalhos do escritório são constantemente divulgados em outras plataformas mais tradicionais, como as revistas especializadas em arquitetura, o que destaca a qualidade dos projetos produzidos pelo escritório e que justifica a sua utilização como referência projetual.

12. Architecture hunter

O Instagram @architecture_hunter foi fundado pela arquiteta @amanda_ferber, que tem apenas 23 anos, é brasileira e vive atualmente na cidade de São Paulo. O instablog abrange toda a amplitude da profissão do arquiteto, que vai desde o projeto arquitetônico, decoração, desenho e até mesmo soluções urbanas.

O @architectuer_hunter é uma excelente alternativa para aqueles que desejam manter-se atualizados tanto sobre soluções e linguagens arquitetônicas que estão sendo utilizadas atualmente, quanto a instrumentos tecnologias que vêm se destacando no mercado da arquitetura e decoração de interiores.

Como destaque, o Instagram apresenta diversos tópicos, como desenhos, planos, arquitetos, construções e materiais referente a interiores, como cadeiras. O nome do instablog, caçadores de arquitetura, é uma excelente dica do que você vai encontrar aqui: vários achados de boas soluções arquitetônicas que você pode utilizar em seus projetos corporativos.

13. Athiewohnrath

@athiewohnrath é ideal para quem busca inspiração para o ambiente corporativo, uma vez que esse instablog é especializado nesses espaços — que pertence a um escritório de mesmo nome. A descrição do mesmo consta que o objetivo do escritório é “entregar espaços alinhados à estratégia de negócio das empresas”, o que é fundamental para você entender como adequar funcionalidade e linguagem arquitetônica às exigências da empresa e do cliente.

Além de diversos exemplos e projetos realizados pela empresa, o instablog compartilha uma série de entrevistas, palestras e conferências aplicadas por seus sócios, onde podem ser observadas várias dicas, soluções e ideias inovadoras para aplicar no ambiente corporativo.

Tudo isso faz desse Instagram de arquitetura um espaço especial para você utilizar como referência para a construção de um espaço corporativo.

14. AZC Architectes

@azc_architectes, que também tem site próprio, é um importante perfil dessa rede para você seguir no seu instagram. O instablog pertence a um ateliê de arquitetura localizado na cidade de Paris, na França. O escritório se destaca por suas soluções monumentais no campo da arquitetura e do design.

Há vários projetos postados no Instagram, dos mais variados usos (residencial, comercial, institucional) e utilizando os mais diversos tipos de linguagens arquitetônicas, como o clássico e o contemporâneo, além dos materiais, como vidro, metal, madeira, concreto e em relação aos concretos. Os projetos chamam atenção por sua harmonia entre os materiais escolhidos.

Por se tratar de uma referência internacional, algumas soluções devem ser filtradas para atender à realidade local, o que não desmerece essa página, que é um dos melhores perfis para você seguir.

15. Salon Publishing

Esse blog de arquitetura pertence a um escritório localizado na Ucrânia, e que tem mais de 20 anos de experiência no mercado internacional de arquitetura e decoração de interiores. O site dispõe de diversas soluções para serem utilizadas nos mais diferentes ambientes, como os corporativos.

Essas soluções variam desde as macro, envolvendo questões arquitetônicas para melhor aproveitamento da luz solar e ventilação natural, como nas micro, em que são apresentadas soluções para a decoração de pequenos espaços, como a mesa de trabalho.

Assim como o exemplo anterior, por se tratar de um escritório de outro país, as soluções apresentadas devem ser passadas por um filtro, adequando à nossa realidade. Isso não desmerece o @salon_publishing, que deve ser inserido na sua lista de perfis a serem seguidos nesta rede social.

Sendo assim, o Instagram de arquitetura é uma excelente ferramenta de marketing, inspiração, de pesquisa e de entendimento das tendências que estão sendo aplicadas na arquitetura, na decoração e em ambientes decorativos. Siga os instablogs que listamos e veja o salto de ideias que você terá no seu trabalho!

Gostou deste artigo? Que tal nos seguir em nossas redes sociais e receber mais conteúdos como este, diretamente na sua timeline? Estamos no InstagramLinkedIn e no Facebok.