A decoração corporativa deve refletir os princípios defendidos pela empresa. Nesse cenário, a primeira etapa do processo criativo é a seleção de referências. Uma boa fonte de inspiração para projetos são os filmes e as séries, pois neles podemos encontrar muitos escritórios incríveis e com lindos conceitos arquitetônicos. 

As composições cinematográficas e para a TV trazem referências do estilo clássico ao moderno conceito aberto. Neste texto, confira 8 escritórios incríveis que podem servir de referência para seus projetos!

1. Suits

A série com temática jurídica tem como destaque o escritório do advogado Harvey Specter. Sua firma com sede em Nova York é abrigada em um clássico edifício corporativo. O prédio com fachada envidraçada e traços marcantes do estilo cosmopolitano é o protagonista da arquitetura. A forte presença de vidros permite a associação da iluminação natural e artificial do escritório.

A sala privativa de Harvey é uma harmônica composição que utiliza madeira, mesas de vidro, cores sóbrias, sofás e cadeiras em couro escuro. As cores adotadas têm tons de azul em composição com tons quentes e terrosos. O ambiente também conta com várias referências, como os discos de vinil do advogado e os souvenirs recebidos e colecionados de seus clientes.

O ambiente equilibra perfeitamente a seriedade do trabalho da advocacia com a descontração dos presentes, bebidas e humor ácido dos personagens. A personalização proporcionada pelas lembranças é uma ótima sugestão para os projetos corporativos.

2. Billions

escritórios incríveis

A série desenrola sua trama em meio ao mercado financeiro de Nova York. Uma grande disputa entre o bilionário Bobby Axelrod e o procurador Chuck Rhoades é o enredo principal da narrativa. O escritório de destaque é o da empresa Axe Cap, de propriedade do senhor Axelrod.

A sede da empresa é um projeto corporativo contemporâneo, com fachadas envidraçadas, tons claros na pintura e conceito minimalista na decoração. Ainda que a composição pareça fria, o ambiente possibilita integração com a área externa, composta por várias árvores e plantas que contornam a edificação.

O escritório em conceito aberto foi projetado com itens de mobiliário, como mesas em vidro, cadeiras de couro, itens em metal e plantas para compor a ambientação. Outro destaque são as áreas destinadas ao conforto e ao ócio criativo da equipe, como a academia e a sala de meditação.

3. O Diabo Veste Prada

escritórios incríveis

O filme, com a temática do mundo da moda, gira em torno da figura de poder Miranda Priestly, editora de uma famosa revista do assunto. Seu escritório demonstra delicadeza, com um agradável mix entre elementos clássicos e itens despojados.

A paleta de cores é composta por tons neutros e elementos amadeirados, utiliza quadros, plantas, mesas e divisórias em vidro e itens de destaque, como os boiseries presentes nos armários de Miranda. Os boiseries são molduras aplicadas nas paredes ou em móveis e trazem um charme especial ao ambiente.

4. Um Senhor Estagiário

escritórios incríveis

O filme com temática inusitada versa sobre a volta de pessoas de idade ao mercado de trabalho, trazendo à tona a imagem de que nunca é tarde para aprender e se reinventar. Ben, o estagiário de 70 anos, demonstra o choque entre gerações presente nas corporações, assim como exemplifica os benefícios de conviver com uma pessoa com experiências e percepções diferentes.

A ambientação do escritório do filme utilizou muitas referências do Pinterest, sendo o conceito industrial sua maior marca. O local conta com piso de concreto queimado, esquadrias metálicas e divisórias em vidro. A harmonia se dá pelo contraste entre peças claras e delicadas e o ambiente mais rústico. A iluminação é feita pela composição entre luzes naturais e pendentes de estilo industrial. As cores utilizadas no projeto são cinza e branco, mesclados com elementos amadeirados.

5. O Lobo de Wall Street

escritórios incríveis

A produção é ambientada no mercado financeiro, em uma empresa corretora de títulos. Os funcionários da companhia trabalham em uma enorme sala integrada, com baias e escrivaninhas clássicas. A narrativa se passa na década de 90, e uma forte tendência arquitetônica que pode ser vista nos ambientes é o uso dos marcantes tijolos de vidro, estilo que está novamente em alta, aproveite!

Os tons acolhedores e atemporais dos móveis amadeirados utilizados são clássicos dos edifícios corporativos e do clima cosmopolitano do enredo. A iluminação é uma ótima integração entre luzes naturais e plafons para iluminação artificial. O escritório é ambientado com poucas plantas, decoração mais sóbria e pouca personalização das estações de trabalho. A decoração pouco acolhedora reflete a temática abordada no filme, em que as relações humanas são pontos de conflito.

6. Os Estagiários

escritórios incríveis

Os protagonistas Billy e Nick são personagens com aproximadamente quarenta anos que foram demitidos de suas funções anteriores e se inscreveram no programa de estágio do Google. A empresa, que é referência em escritórios modernos e integrados, é fonte de inúmeras inspirações para projetos de escritórios incríveis. O Google tem áreas de escritórios tradicionais, com estações de trabalho, salas com conceito aberto e locais para reuniões.

Os ambientes são coloridos, com uma pegada descontraída, e exploram da melhor forma a composição com plantas e vidros. A decoração alegre é imagem da política da empresa e está presente também nas áreas de apoio, como cafeterias, restaurantes, quadras e academias do complexo.

7. Limitless

escritórios incríveis

O jovem Brian Finch começa a trabalhar para o FBI e várias cenas da série se desenrolam no escritório do órgão investigativo. O local apresenta arquitetura com conceito aberto e tons sóbrios. A decoração contemporânea é desenvolvida em meio às salas de arquivo, bibliotecas e ambientes de apoio para investigação.

Em determinado momento da série, Brian solicita uma sala própria, com decoração diferenciada e com vários itens cômicos. O escritório é o próprio reflexo da imagem do personagem.

8. Mad Men

escritórios incríveis

O seriado ambientado nos anos 60, se desenrola em uma agência publicitária premiada. A série demonstra características marcantes da cultura e da sociedade americana, já a arquitetura explora a integração entre itens clássicos e contemporâneos.

O escritório do famoso Don Draper é dividido em ambientes compartimentados, com elementos construtivos, como carpet, paredes e divisórias em madeira, luminárias e mobiliário com traços vintage. Note que várias das peças decorativas são referências utilizadas ainda hoje nas composições, mesclando a pegada retrô com decorações mais modernas.

Os projetos cinematográficos e para TV são ótimas inspirações e referências, então que tal aproveitar algumas das ideias que apresentamos? Use as horas de descontração para identificar tendências, essa é uma maneira de otimizar seu tempo!

Lembrou de mais alguns escritórios incríveis do cinema ou da televisão? Compartilhe a publicação nas redes sociais e mostre também essas referências aos seus amigos!