A hora do cafezinho pode melhorar e muito a produção da sua equipe, por isso, é essencial que a cozinha corporativa seja muito bem planejada, bem decorada e acolhedora para todos os colaboradores!

Quando falamos de cozinha, pode ser um ambiente estilo refeitório, onde todos os alimentos são preparados e servidos em horários determinados aos funcionários. Outra opção é a cozinha corporativa como ambiente de convívio e para refeições rápidas da equipe.

Quer saber como tornar seus projetos de cozinha corporativa ainda mais eficazes? Confira 8 dicas para tornar suas concepções mais encantadoras, funcionais e conquistar mais clientes!

1. Utilize as cores da empresa como referênciacozinha corporativa

As cores adotadas na logo e na identidade visual da companhia refletem valores e pontos relevantes da marca. No projeto, esses elementos trazem personalidade ao ambiente. As cores podem ser utilizadas para marcar e destacar elementos.

Pensando nisso, porque não utilizar as cores adotadas pela empresa para ressaltar a identidade do projeto na cozinha corporativa?

Ainda falando em cores, opte por móveis com tonalidades de destaque, enquanto as tintas e revestimentos neutros fazem uma boa composição. O equilíbrio entre cor e elementos em destaque tornam o ambiente mais agradável. Lembre-se também de que projetos leves com elementos pontuais de cor ou textura tendem a serem os preferidos dos consumidores de forma geral.

2. Use tons e elementos de madeiracozinha corporativa

Os itens amadeirados trazem elegância, dão um toque clássico e proporcionam leveza ao ambiente. A madeira remete a detalhes naturais, por isso, combine os móveis e elementos amadeirados com as demais peças de decoração do cômodo.

O uso da madeira é um ótimo artifício para cozinhas corporativas, já que associa o estilo clássico com o aconchego dos elementos naturais. Opte por lâminas e elementos amadeirados que combinem e tornem o ambiente mais bonito.

3. Planeje adequadamente os espaços para armazenamentocozinha corporativa

Cada colaborador usa sua caneca ou copo na empresa? Perguntas como essa são ótimas para nortear seu projeto de mobiliário. Os utensílios e acessórios de cozinha utilizados pela equipe precisarão ser guardados ao final de cada jornada de uso. Dessa forma, é necessário conhecer os hábitos da equipe para projetar móveis que atendam a demanda.

Lembre-se também de verificar quais são os eletrodomésticos utilizados, quantos e quais são de uso mais frequente, sempre pensando na melhor disposição para armazenagem dentro do projeto. As regiões de mobiliário com acesso mais restrito podem ser consideradas para armazenagem daqueles materiais que não têm muito uso diário.

4. Preocupe-se com o espaço de circulaçãocozinha corporativa

Em uma empresa, além do espaço para organização da comida, é necessário projetar uma área maior para circulação, considerando o uso simultâneo de pessoas que preparam os alimentos e as que circulando pela cozinha. É recomendável prever em layout, pelo menos, 90 centímetros entre móveis e eletrodomésticos. Essa distância permite a abertura de portas e uso funcional do espaço, sem que os colaboradores sofram colisões.

Não se esqueça da importância de uma área para convívio e refeições rápidas, pois nos intervalos a cozinha certamente será usada para networking dos funcionários.

5. Decore o ambiente com plantascozinha corporativa

Utilizar plantas e elementos naturais traz tranquilidade e transmite uma boa sensação a quem utiliza o ambiente. Ficou na dúvida sobre quais plantas escolher? Opte por aquelas que associam estética e funcionalidade. Utilize plantas que podem ser aproveitadas na cozinha.

Os vasos de temperos, como manjericão, orégano, cebolinha e sálvia, por exemplo, são ótimas opções para inserir em seus projetos de interiores. Ao utilizar os vasos próximos à janela, as plantas crescerão saudáveis e cumprirão seu papel ornamental!

6. Proponha espaços de convivênciacozinha corporativa

Mesas baixas, pequenas mesas de bistrô ou bancadas alta para alimentação são ótimos itens de mobiliário, uma vez que também podem ser aproveitadas para boas conversas, reuniões informais e interação entre a equipe. Estimular a convivência e integração entre os colaboradores implica em ganhos de produtividade.

Pense em considerar mesas dispostas confortavelmente no layout do seu projeto de cozinha corporativa. Aproveite a locação dos móveis para definir os pontos do projeto luminotécnico. A iluminação de efeito tornará a área de convivência ainda mais acolhedora.

7. Aproveite os utensílios como decoraçãocozinha corporativa

A cozinha corporativa é personalizável, a ideia é associar a identidade da marca com os elementos de destaque do projeto de interiores. Os elementos decorativos dão o toque final de charme ao projeto, por isso, é interessante aproveitar os eletrodomésticos na decoração.

Os itens como batedeiras e liquidificadores apresentam um design cada vez mais inovador. Os modelos estão disponíveis nas mais diversas opções de cores e acabamentos.

As opções abrangem desde cores vivas até o efeito cromado, e também não falta criatividade quando falamos de estilo. Os eletrodomésticos são encontrados na opção mais moderna ou retrô, basta verificar o que combina com o projeto do seu ambiente e traz personalidade ao seu projeto de cozinha corporativa.

8. Invista no projeto de iluminação

De que adianta projetar e planejar todos os detalhes do projeto de interiores se a iluminação não for adequada? Considere que a cozinha deve ser um ambiente claro, que permita a visualização e manuseio adequado dos alimentos.

Para as bancadas e mesas uma boa opção é utilizar pendentes, que proporcionam iluminação direcional e destacam os elementos e mobiliário em foco.

Para iluminação geral, a dica é utilizar lâmpadas e luminárias com boa intensidade luminosa e tonalidade neutra.

Como vimos, a cozinha é uma área que pode e deve ser muito planejada e utilizada dentro das empresas. A cozinha corporativa bem projetada e aconchegante pode proporcionar ótimos insights para equipe de seu cliente. Como? Já ouviu dizer que pequenas pausas melhoram a produtividade? Por que não associar esses momentos de ócio produtivo com refeições rápidas e um café para recarregar as energias, não é mesmo?

Explique a importância desse ambiente e o valorize em seu projeto. Use muitos detalhes que trazem personalidade para o ambiente em questão. Aproveite nossas dicas e torne seu projeto ainda mais encantador!

Pensando em aproveitar melhor os espaços e ambientes da sua empresa? Você conhece a importância de um bom layout nos ambientes corporativos? Então, aproveite para saber como um layout funcional pode ser vantajoso para sua companhia!