A sala de reunião é o ambiente mais importante dentro de uma empresa. Isso porque ela reflete a imagem da empresa para os clientes e para os colaboradores da empresa, sendo onde as ideias surgem e, possivelmente, é o lugar onde negócios importantes s ão fechados.

Ter uma sala de reuniões moderna, arrojada, funcional e bonita fará toda a diferença no sucesso da empresa.

Vários pontos devem ser levados em consideração quando se projeta um ambiente como esse. Para isso, daremos sete dicas a fim de ajudar a montar uma sala de reunião que alie funcionalidade e bem-estar às pessoas que a frequentam.

1. Escolha de coresExecutivos conversam em sala de reunião com plantas ao centro, dando cor ao ambiente.

As cores dizem muito sobre o ambiente e são capazes de provocar diferentes sensações nas pessoas. São, sem dúvida, um ponto muito importante no seu projeto de sala de reunião, pois elas dão a impressão de tamanho e percepção de tempo.

Para esse ambiente, procure cores mais sóbrias, tais como o branco e tons neutros, que passam uma ideia de ambiente mais amplo e mais iluminado. Essas cores também são sinônimo de requinte e sofisticação.

Outras cores interessantes para se usar nesses ambientes são os tons de azul-claro, que é uma cor que sugere calma e seriedade para o ambiente. É importante que seja usada em pontos específicos para que consiga trazer essas sensações.

Busque mesclar os tons neutros aos tons pastéis mais versáteis, garantindo uma sensação agradável visualmente.

2. Mesa de reuniõesExecutivos fazem vídeo chamada em sala de reunião.

A mesa é o móvel mais importante  da sala de reunião. Deve-se levar em conta alguns fatores, entre eles o tamanho da sala, a quantidade média de pessoas que participam das reuniões e a imagem que você quer passar da empresa.

Geralmente, as mesas retangulares são as mais clássicas, o que é um ponto muito importante, visto que dá um ar sofisticado e elegante. Procure mesas que deem um ar de imponência e seriedade ao ambiente.

Tenha mesas de excelente qualidade e de beleza sofisticada. Além disso, verifique se contam com variação de tamanhos, para que possa adequar às dimensões da sua sala de reunião. 

Nesses ambientes, é importante investir no clássico, em modelos atemporais e funcionais, garantindo um ambiente leve e ao mesmo tempo profissional.

3. CadeirasExecutivos sentados em cadeiras confortáveis em sala de reunião.

As cadeiras são itens de grande importância para as salas de reunião, e devem ter características importantes.

Primeiramente é necessário que se busque conforto. Em geral, as reuniões de negócios são demoradas, e as pessoas precisam estar confortáveis para que consigam fechar bons negócios. As cadeiras precisam, ainda, respeitar os parâmetros de ergonomia.

No projeto deve-se levar em consideração o espaço disponível, para que haja a quantidade adequada. Elas devem combinar com o estilo da mesa escolhida, a fim de se ter uma boa harmonia desses móveis.

Por fim, mas não menos importante, vem a questão estética — as cadeiras precisam estar em harmonia com o ambiente e com o estilo de decoração do espaço.

É muito importante procurar uma marca que garanta tudo isso, que ofereça diversos modelos com excelência de qualidade e que se encaixem perfeitamente no seu projeto.

4. IluminaçãoExecutivos se reunem em sala de reunião bem iluminada.

A iluminação usada deve ser pensada com muito cuidado. Quase sempre são feitas apresentações em projetores, e a luz natural pode vir a atrapalhar nesse momento. É interessante, portanto, que nesse ambiente seja usada uma iluminação artificial que seja uniforme, sendo possível controlar a luminosidade sem criar contrastes que possam atrapalhar a apresentação de um projeto importante.

O uso de lâmpadas incandescentes, por exemplo, não é recomendado para esses locais, visto que causam mais sombras. Opte por luminárias suspensas e individuais. Assim, o ambiente ficará iluminado de maneira suave, sem contar com a beleza estética que esse tipo de lâmpada trará.

5. Equipamentos eletrônicosEquipe com equipamentos tecnológicos em sala de reunião.

A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, e as salas de reunião estão cada vez mais cheias de equipamentos eletrônicos. É imprescindível  que se pense nesse ponto ao projetar uma sala dessas, visto que é necessário que ter pontos elétricos para que os equipamentos sejam ligados.

É imprescindível que se pense na disposição das tomadas para que, quem esteja sentado à mesa, consiga ligar seu laptop. Além disso, é sempre indispensável ter um painel para a reprodução de imagens de projetores. Esse painel deve estar em local onde a visualização seja de fácil acesso a todos os presentes.

É fundamental que sejam previstos em projeto os equipamentos para a realização de videoconferência, método muito utilizado hoje em dia em reuniões.

Uma sala de reunião completa deve aliar o conforto e a sofisticação à tecnologia para obter resultados de sucesso.

6. ClimatizaçãoEquipe em sala de reunião climatizada.

Esse é outro ponto de extrema importância para uma sala de reunião adequada. A sala não deve ser quente nem fria demais. Para isso, é preciso que tenha um sistema eficiente de climatização, a fim de que as reuniões ocorram da melhor forma possível.

Nesse ambiente, ventilador não é uma opção viável, uma vez que ele pode atrapalhar quanto ao manuseio de papéis.

O mais indicado é que se tenha um bom equipamento de ar-condicionado que mantenha o ambiente em temperatura agradável. Em dias quentes, tenha a possibilidade de tornar o ambiente mais fresco, e, em dias frios, que seja possível aquecer a uma temperatura agradável.

7. Isolamento acústicoEquipe se reune em sala de reunião com isolamento acústico.

Ainda se deve pensar na acústica do ambiente. Isso é porque o que ocorre na sala de reunião não deve extravasar para o restante da empresa, a fim de não atrapalhar o funcionamento das demais atividades, e também pela possibilidade de serem assuntos que possam ter certa confidencialidade.

O contrário também não deve ocorrer. Barulhos vindos do exterior não devem ser capazes de adentrar a sala, pois isso atrapalha o andamento das reuniões. O arquiteto deve ficar atento quanto a isso e prever em seu projeto um sistema eficiente de isolamento acústico, para que as reuniões ocorram da melhor forma possível.

Depois de conferir estas dicas, tenho certeza de que criará uma sala de reunião com bastante funcionalidade e elegância, o que vai garantir sucesso para a empresa. 

Espero que você tenha gostado das informações para projetar uma sala de reunião. Se quiser ainda mais dicas, aproveite para conhecer os móveis para escritório que não podem faltar na empresa!