É sempre bom buscar inspirações. No ambiente da arquitetura e do design, principalmente, é muito importante que encontrar novas referências e perspectivas para os projetos.

Para isso, é interessante assistir filmes, documentários e séries inspiradoras, que contem a história de uma época ou mostrem as transformações do espaço urbano.

Para ajudar você  profissional da arquitetura, design e afins , criamos uma lista com séries, filmes e documentários sobre arquitetura, que possam inspirar seus novos projetos.

Vamos lá?

1. As casas mais extraordinárias do mundomulher com controle

Nessa série, que já tem duas temporadas disponíveis na Netflix, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin viajam o mundo mostrando casas com os mais diversos tipos de arquitetura.

Os episódios da série são divididos por localização: casas nas montanhas, na floresta, no litoral e no subsolo. Os dois apresentadores entram nos imóveis e exploram o seu interior. Além disso, explicam o processo construtivo das propriedades.

O mais interessante dessa série é a variedade de estilos usados nas construções ao redor do mundo. Assim, você poderá se familiarizar com o que há de mais diferente, funcional e fascinante na arquitetura.

Além disso, como eles visitam casas em localizações tão distintas, é uma enorme fonte de inspiração para projetos ousados, não importando onde serão executados.

sala de TV com sofás cinza e branco

Outro ponto que é importante destacar sobre essa série é que por mostrar o processo construtivo, abre um leque de ideias e possibilidades na hora de projetar uma nova edificação, pois traz não só o que há de mais moderno e luxuoso, mas também o que é simples, sem deixar de ser sofisticado.

Sem dúvidas, essa é uma série que todo arquiteto deveria assistir!

2. A escala humanasala de estar bem decorada

O documentário é baseado no trabalho do arquiteto dinamarquês Jan Gehl, que passou 40 anos estudando o comportamento humano e, a partir dele, entendeu como redesenhar as cidades.

A obra fala sobre o processo de urbanização do século XXI, onde mais de 50% das pessoas vivem em grandes cidades. A expectativa é que esse número chegue a 80% em 2050.

O documentário reúne depoimentos de arquitetos e urbanistas sobre a urbanização das cidades e o impacto na construção de novos prédios.

A escala humana faz pensar em como as cidades podem ser mais funcionais. Portanto, é excelente para profissionais, uma vez que a busca por planejamento urbano é objeto de muitos projetos e obras de infraestrutura.

Essa noção de urbanização também é muito importante na concepção de projetos prediais e residenciais, uma vez que o espaço para se projetar está cada vez menor e, ainda sim, precisa ser funcional.

3. Irmãos à obrasala de TV estilo industrial bem decorada

Esse é um famoso reality show canadense apresentado por irmãos gêmeos, Drew e Jonathan, que ajudam pessoas a venderem suas casas e comprarem novas.

Drew é o irmão responsável por procurar as casas, negociar e comprar; já Jonathan é quem reforma os imóveis, fazendo com que atendam às necessidades e aos desejos dos compradores.

O mais legal desse seriado é como eles conseguem transformar as casas com tanta excelência, mesmo com um orçamento apertado e um tempo relativamente curto.

Além de se divertir com os dois irmãos, você ainda poderá se inspirar e aprender como transformar lugares de forma criativa, rápida e econômica. Jonathan mostra o quanto a decoração pode mudar o ambiente e trazer sofisticação e leveza.

Vale muito a pena se inspirar com essa dupla!

4. Oscar Niemeyer – A vida é um soprosala de estar com sofá branco

O filme trata da história de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos brasileiros mais reconhecidos. No filme, ele conta sobre a criação de suas obras, onde explorou linhas curvas e novas possibilidades do concreto armado.

No longa, são mostradas muitas de suas criações. Ele também fala sobre a sua vida e os seus ideais.

Sem dúvidas, não são só arquitetos que precisam ver esse filme, pois as obras de Oscar Niemeyer fazem parte da história do país.

Como profissional, é essencial conhecer a história e as obras de um arquiteto tão importante para o Brasil e, é claro, se inspirar com seu ar inovador e ousado.

5. Eames – O Arquiteto e a Pintorasala de tv ao lado de varanda

Esse documentário fala sobre a história de dois dos mais importantes designers do século XX, o arquiteto Charles Eames e a sua esposa, a pintora Ray Eames. A obra mostra os métodos de trabalho do casal em campos como arquitetura, móveis, fotografia etc.

Sem dúvidas, um belo e excelente documentário, que apresenta um extenso acervo, principalmente de vídeos e fotografias.

Eles tinham como inspiração uma combinação de compensado, fibra de vidro e alumínio, com aplicações tecnológicas muito inovadoras para a época, criadas por eles mesmos.

O casal partia do princípio de “oferecer o melhor para a maioria pelo mínimo” e, a partir disso, fez história.

Enriquecedora a experiência mostrada no documentário, que é de grande valor para quem se interessa ou entende do assunto.

Com ideias arrojadas, essa dupla marcou época e ainda hoje serve de inspiração para muitos profissionais. Com certeza, vale a pena assistir e viajar nessa história tão marcante!

6. Poeira e batom no Planalto Central: 50 mulheres na construção de Brasíliacasal sentado no sofá com controle em mãos

É um filme documentário que conta sobre a construção da nova capital federal, Brasília, do ponto de vista de 50 mulheres, que se mudaram para lá entre os anos de 1956 e 1960.

A obra aborda a participação efetiva dessas mulheres na construção da cidade, sendo um momento histórico relatado por elas.

Além de ser uma aula de história do nosso país, mostrando a construção do zero de uma cidade, é muito importante para que se perceba a importância das mulheres nesse feito.

É inspirador ver o trabalho delas, que, em uma época em que quase não tinham voz, fizeram parte de um momento tão importante para a história do Brasil. Vale a pena conferir!

Esperamos que as dicas de documentários sobre arquitetura que compartilhamos ao longo desse post inspirem você a elaborar projetos ainda mais bonitos, criativos e funcionais.

Se você conhece algum outro documentário imperdível, deixe um comentário nesse post e compartilhe com a gente!