A decoração de áreas externas corporativas é uma das estratégias mais subestimadas pelos gestores, com a finalidade de melhorar os negócios e otimizar a produtividade dos colaboradores. Porém, não podemos jamais esquecer que o ambiente influencia diretamente no nosso humor, emoções e, portanto, tem um impacto nas tomadas de decisão e na motivação de todos.

Por isso, escrevemos este post para você entender as vantagens de um bom design para ambientes exteriores, criando espaços de convivência ou de trabalho fora das paredes de um escritório. Se você se interessou pelo assunto, não deixe de acompanhar o nosso post até o final!

1. Atração de clientes

decoração de áreas externas corporativas

Muitas pessoas já entraram em um comércio por acharem a decoração externa muito bonita, o que despertou a curiosidade de conferir os produtos. No entanto, não é somente nesse setor que essa impacto ocorre. Qualquer cliente em potencial vai ficar mais propenso a fechar um negócio caso tenha uma boa impressão do design de uma empresa, seja ela uma fábrica, um escritório de advocacia, uma construtora etc. 

Elementos decorativos são uma forma de comunicar uma mensagem ao cliente, e um ambiente externo bonito por causar excelentes impressões, como:

  • sua empresa tem capital suficiente para tocar os projetos, pois consegue gerar um fluxo de caixa positivo o suficiente para investir na estética da faixada e demais elementos;
  • seu negócio tem uma preocupação com a imagem e, portanto, não a mancharia ofertando produtos de baixa qualidade, que geram marketing ruim.

Por fim, não podemos deixar falar da confiabilidade que uma decoração externa traz. Quando um cliente percebe que a empresa não cuida muito bem dos seus espaços, logo desconfiará que ela não terá também muito cuidado com os produtos e serviço.

2. Espaços novos de negociação

decoração de áreas externas corporativas

Geralmente, as empresas negociam com seus clientes em salas de reuniões bem tradicionais. Você já pensou como uma área externa bem decorada pode ajudar na persuasão de clientes? Afinal, estar em contato com o meio ambiente pode reduzir as tensões e barreiras criadas durante um processo negocial. Nos espaços corporativos, todos já estão preparados para utilizar suas defesas. 

3. Contato elevado com o ambiente

decoração de áreas externas corporativas

Agora, vamos focar mais em aspectos funcionais que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Nesse sentido, sua empresa deve começar a pensar em criar espaços de convivência externos para sua equipe, de forma que ela possa espairecer depois de executar várias tarefas repetitivas.

Inevitavelmente, o ambiente de escritórios fechados traz muito estresse aos trabalhadores, pois eles não têm contato com a luz do sol ou com o ar puro. Ademais, a competição e a pressão pelo cumprimento de prazos podem ser maléficos à saúde mental. Isso pode prejudicar as pessoas mais sensíveis, que precisam de um pouco de descanso.

Ter uma área externa bem estruturada permite que as pessoas tomem um ar nos momentos de tensão e reflitam um pouco sobre a vida em intervalos curtos de 15 minutos. Isso pode ser suficiente para que ela volte ao trabalho com produtividade total, muito mais concentração e foco nas atividades importantes. 

4. Diversidade do ambiente

decoração de áreas externas corporativas

Os gestores geralmente subestimam a importância da diversidade de ambiente para o relaxamento das equipes. Isso porque em grande parte do tempo os funcionários atuais ficam em frente ao computador, executando tarefas repetitivas e, geralmente, muito monótonas. Assim, além do cansaço, um sentimento de tédio pode afetar o rendimento, deixando o colaborador ansioso pela hora de ir embora. 

Oferecer ambientes externos diferenciados pode ajudar a devolver motivação a alguns funcionários. Então, eles poderão pegar o laptop da firma e executar suas tarefas fora do local tradicional do escritório. Desse modo, voltam a ganhar a produtividade que estava perdendo devido à insatisfação.

Outra sugestão bem interessante é fazer algumas reuniões ao ar livre — o que ajudará na criatividade da equipe. Todavia, para atingir esses objetivos, os espaços externos precisam ser decorados para que se tornem diferentes do escritório. Assim, é essencial escolher um ambiente com cores mais vivas, mobília diferente do interior, focada no conforto e no descanso.

5. Integração maior

decoração de áreas externas corporativas

Quando conversamos com gestores de recursos humanos, é praticamente uma unanimidade a reclamação de que as diferentes equipes não se integram bem e isso torna o trabalho mais difícil. Mas eles já pensaram por que isso ocorre? O ambiente de um escritório empresarial costuma ser bem compacto e agitado. Desse modo, os colaboradores focam suas interações com o próprio time e se isolam dos demais.

Criar um espaço externo pode fazer com que os funcionários de vários setores se reúnam no tempo livre. Assim, eles podem se conhecer, o que facilita a integração e torna o fluxo de tarefas entre times mais produtivo, pois terão menos barreiras comunicativas entre as partes.

6. Turnover menor

decoração de áreas externas corporativas

Outra grande reclamação dos gestores de TI atualmente é o alto índice de turnover — especialmente entre os talentos de um negócio. Os profissionais mais eficientes e bem capacitados são os mais propensos a deixarem um negócio, pois estão sempre recebendo oportunidades melhores. Para retê-los, infelizmente, muitas empresas pensam somente em aumento de salário, o que ajuda bastante, mas não é suficiente.

Os vínculos afetivos de um funcionário com um negócio são muito mais importantes no momento da sua decisão de ficar no atual emprego. Se ele trabalha em um lugar que se preocupa com o seu bem-estar, proporcionando momentos e áreas de lazer para reduzir o estresse, provavelmente pensará duas vezes em mudar para um concorrente que o verá apenas como um número.

decoração de áreas externas corporativas

Além disso, a integração gerada nas áreas comuns fortalecerá o seu vínculo afetivo com o negócio. As emoções — muito mais do que o pensamento racional — são o verdadeiro fator de retenção de uma pessoa nos quadros de recursos humanos.

Portanto, a decoração de áreas externas corporativas pode ser uma aliada inesperada em muitos momentos importantes do cotidiano de um negócio. Ela ajuda a convencer clientes a fecharem contratos, melhora o fluxo de trabalho dentro do escritório e também evita a evasão de funcionários talentosos.

Achou interessante o assunto? Quer aliar a decoração dos seus ambientes com a cultura corporativa do seu negócio? Então, não deixe de conferir nosso post sobre o assunto!