A decoração geométrica é uma forte tendência no design de interiores hoje e podemos encontrar inúmeras inspirações em redes sociais como Pinterest, por exemplo. Por que não aproveitar o conceito em seus projetos corporativos?

A preocupação com a decoração, o layout e o mobiliário do ambiente de trabalho é um incentivo à produtividade da equipe. Segundo estudos, os colaboradores trabalham mais motivados quando estão em um ambiente agradável e acolhedor. As formas geométricas podem ajudar a melhorar a memória e a concentração, portanto, aproveite esse toque de personalidade nos projetos corporativos.

decoração geométrica remete ao estilo contemporâneo, artes plásticas e proporciona originalidade aos ambientes, quer saber mais sobre como adotar o estilo? Confira 6 dicas imperdíveis sobre decoração geométrica em escritórios!

O que é decoração geométrica? 

decoração geométrica

Os itens geométricos podem ser utilizados para trazer mais personalidade e identidade aos escritórios. São adaptáveis aos mais diversos estilos, usos e formatos. Podem ser considerados para elementos funcionais como móveis, suportes e arquivos ou simplesmente para dar aquele charme à decoração, usando adornos e quadros.

Como são formas bem delimitadas, é possível aproveitar seu uso em painéis, quadros informativos, itens soltos de decoração e disposição do mobiliário. Outro destaque interessante é investir nas áreas de descanso da companhia, onde a decoração geométrica pode ser explorada em puffes, estofados, almofadas e sofás.

Aquele canto do cafezinho pode ser decorado com quadros e até mesmo louças com padronagem geométrica. E o resultado? Um encanto. Os móveis e itens de decoração são muito versáteis e de fácil combinação, aproveite e inclua as mais diversas formas em seus projetos! Lembre-se sempre de que a harmonia e o equilíbrio no uso das formas tornarão seu escritório ainda mais bonito e funcional.

Como usar essa decoração em seus projetos?

Agora que você já sabe o que é a decoração geométrica, descubra como aplicá-la em empresas!

1. Explore os inúmeros formatos geométricos na decoração

decoração geométrica

As estampas geométricas podem ser compostas por quadrados, círculos, losangos, retângulos, padronagens e listras, por exemplo. As referências de decoração com estilo minimalista e escandinavo aproveitam a mescla entre elementos geométricos.

Os cômodos são compostos usando quadros com uma padronagem, almofadas em outra e o resultado é leve e divertido. Mas cuide para que a mistura não seja exagerada, lembre que as tendências de decoração hoje investem na ideia de que “menos é mais”.

A mescla de estampas na composição é uma boa dica para trazer mais dinamismo ao ambiente. O uso de formas diferenciadas, mas na mesma paleta de cores assegura a harmonia entre os grupos de elementos. Para decorações neutras, escolha um item de destaque, que pode ser uma peça de decoração, uma parede revestida ou um elemento de mobiliário.

2. Aplique a decoração geométrica nos mais diversos elementos

decoração geométrica

A geometria é flexível, pode ser aplicada em diversas cores e itens, tanto de decoração, como mobiliário. Uma dica prática para investir no mix de padrões é utilizar várias estampas na mesma paleta de cores. Observe algumas ideias para aplicar a padronagem geométrica em seus projetos:

  • paredes em destaque: trabalhe com papéis de parede, revestimentos, ou mesmo pinturas manuais. Dependendo do material escolhido, o padrão geométrico pode ser mais ousado, arrisque mais e encante seus clientes;

  • tapetes: as estampas geométricas são uma linda aposta nos tapetes, sejam eles de tecido ou de couro, invista nas peças de tapeçaria como ponto notório no ambiente. O uso de tapetes proporciona aconchego ao ambiente de trabalho;

  • almofadas: as almofadas, muito usadas em sofás, poltronas e cadeiras vêm também conquistando espaço nas áreas de descanso. Muitas empresas já aderiram ao ambiente com várias almofadas, tapetes e pufes dispostos livremente. Misture estampas, texturas e cores, o mix deixa o ambiente mais agradável e divertido;

  • pôsteres e quadros: mesclar tamanhos e estampas é uma tendência na composição de quadros e pôsteres. Vale lembrar que os quadros têm sido organizados lado a lado nas prateleiras, encostados em paredes ou mesmo pregados. A variação de tamanho e geometria das molduras dá mais leveza à composição, aproveite;

  • pisos: a paginação de porcelanatos e o uso de cores diferenciadas de um mesmo formato permitem explorar a criatividade. A tendência geométrica chevron vem conquistando e encantando os clientes e é versátil para pisos e paredes, lembre dos cuidados ao executar e confira um resultado maravilhoso em seus projetos.

3. Invista em mobiliário geométrico

decoração geométrica

Os móveis com pegada retrô e minimalista trazem um ar vanguardista para decoração. Sabe como explorar esta composição? As estantes podem ser o destaque geométrico do ambiente, com nichos de tamanhos diferenciados e mesclados entre si. Invista no arranjo entre mobiliário e adornos para assegurar o resultado maravilhoso na decoração geométrica!

As mesas e aparadores com linhas minimalistas usualmente têm pés e detalhes que deixam a composição geométrica ainda mais charmosa! Aplique elementos geométricos associados a itens mais neutros, o equilíbrio é o segredo para não exagerar e deixar o escritório pesado.

4. Dê uma cara nova para peças já existentes em seu ambiente

decoração geométrica

Os móveis e elementos de decoração podem ser repaginados para fazer parte da decoração geométrica, sabe como? É possível mudar as cores, adicionar elementos e mudar totalmente a estética das peças. A ideia de reaproveitar vai ao encontro do conceito de sustentabilidade, muito defendido e importante. Verifique quais peças podem ser repaginadas e considere os itens no projeto de acordo com as dicas:

  • os móveis podem ganhar uma cara nova utilizando adesivos colantes;

  • os estofados podem ser revestidos, o que além de renovar, pode servir como adaptação ao novo estilo de decoração adotado;

  • as estantes podem ser ambientadas com adornos e elementos decorativos de destaque.

5. Use e abuse das armações

decoração geométrica

Os formatos geométricos vêm conquistando os consumidores. Quando utilizados em enfeites, como pêndulos, lustres, peças fixadas nas paredes e espelhos com armações em formato geométrico. As armações resultam em peças vazadas, normalmente em tons metálicos e que também são as queridinhas daqueles que gostam do estilo “faça você mesmo”, já que muitas vezes são executadas com vergalhões de aço, dobrados e pintados.

Aproveite as armações no projeto de mobiliário, são uma excelente alternativa para pés de mesas, aparadores, mesas laterais e estantes. O uso das armações metálicas e nichos em MDF resultam em estantes e móveis encantadores! O estilo vem se tornando mais comum, pois, a linguagem industrial é uma das maiores tendências na arquitetura hoje. Já pensou em usar esse conceito nos projetos?

6. Promova a participação da equipe

decoração geométrica

Ainda na pegada “faça você mesmo”, a decoração geométrica pode ser aplicada em pequenos vasos de concreto e adornos semelhantes. Incentive a criatividade dos colaboradores em workshops de pintura e manuseio destes elementos decorativos. Além da melhora estética no ambiente, a atividade pode ser um bom caminho para melhorar o relacionamento da equipe!

Como vimos, a decoração geométrica é uma forte tendência. Invista em soluções criativas, mix de texturas e componha projetos funcionais e divertidos para seus clientes. Um escritório com personalidade proporciona um melhor ambiente de trabalho e deslumbra colaboradores e clientes da empresa. Lembre-se de que o escritório também é um cartão de visita e trabalhar em um ambiente acolhedor, bem decorado e planejado de acordo com as necessidades da equipe é maravilhoso.

Quer mais dicas de decoração corporativa? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das tendências!