A decoração de um ambiente empresarial é algo que não deve ser negligenciada, uma vez que moldará a percepção de clientes e funcionários a respeito da imagem de uma empresa. Com isso, todos os elementos da composição influenciam na qualidade final, como a iluminação, a escolha da paleta de cores e, até mesmo, do tapete para escritório.

Algumas pessoas não dão a devida importância para esse último item e geralmente optam por colocar apenas uma pequena peça em algum canto do ambiente. Porém, como os demais elementos de decoração, os tapetes para escritório são fundamentais para definir a linguagem arquitetônica da empresa, tornando-a mais atrativa, confortável e harmoniosa.

A escolha do tapete ideal, por sua vez, pode não ser uma tarefa muito fácil. Há muitos modelos com tamanhos, texturas e cores diversas que podem gerar dúvidas na hora da compra. Por isso, nós listamos seis dicas para lhe auxiliar na compra do seu tapete para escritório e deixar a sua empresa cheia de estilo e sofisticação! Confira.

1. Função vs Decoração

tapete para escritório

Os tapetes são comumente vistos apenas como um item decorativo, mas eles também podem ser usados estrategicamente para tapar possíveis imperfeições, evitar arranhões ou abafar ruídos. Desse modo, a escolha do tapete deve mesclar qual será a sua função prática, com a harmonização do cenário, garantindo eficiência e elegância para o ambiente.

2. Design

tapete para escritório

O design de um tapete é algo que deve ser muito bem pensado ao planejar uma decoração empresarial, pois é preciso que ele vá de acordo com a cultura da empresa e transmita exatamente o que ela representa. Desse modo, é necessário alinhar todos os outros elementos que compõem a decoração do ambiente e definir o seu conceito, podendo ser algo moderno, conservador, despojado, informal, jovem, entre outros.

A variedade de designs de tapetes para escritório é imensa, pois aborda os diferentes tipos de conceito organizacional. Em uma empresa formal, por exemplo, é importante escolher um design não muito ousado ou extravagante. Prefira moldes mais tradicionais, como retangulares ou redondos e cores mais sóbrias.

Se a cultura empresarial é mais jovem e informal, não tenha medo de abusar das cores e de estampas mais despojadas, como as geométricas e até animal print. Por outro lado, caso o ambiente tenha uma decoração mais moderna, opte por estampas listradas e formato redondo.

3. Padronização

tapete para escritório

No quesito padronização, a regra de manter o ambiente harmonioso não é exceção. Por isso, evite escolher mais de um tipo de tapete padronizado (floral, geométrico, indiano) por ambiente. Ademais, atente aos outros itens que já apresentam essa característica, como sofás, cadeiras, cortinas e acabamentos de parede.

Com isso, opte por tapetes que sigam a mesma escala de cores e que não se distanciem da decoração preestabelecida. Se uma cadeira tem uma padronização pequena, prefira um tapete com padrão grande, mantendo um equilíbrio estético.

Por falar em equilíbrio, caso você escolha um tapete com uma estampa central, tenha a certeza que você poderá organizar a mobília ao redor dele. Assim, a atenção será toda voltada para esta parte da decoração, destacando ainda mais sua beleza.

4. Cores

tapete para escritório

A cor de um tapete é algo que gera um grande destaque na decoração, principalmente se este for de grandes proporções. Com isso, ao escolher a cor, você pode seguir por duas possibilidades: a primeira é quando há o interesse de manter o tapete como ponto focal da decoração, a segunda é quando o tapete for somente um item complementar.

Se o ponto focal for o tapete, ouse de cores mais vivas como vermelho, laranja, azul e amarelo. Mas, ao mesmo tempo, o restante da decoração deve ter como base tons neutros.

Por outro lado, se o tapete for só um complemento, é preferível que ele seja de cor neutra e que vá de acordo com outro item da decoração, como as cortinas ou a parede. Inclusive, cores neutras estão em alta e são tendência de decoração para ambientes corporativos. 

tapete para escritório

As cores dos tapetes para escritório podem ainda modificar a percepção de amplitude do ambiente. Cores mais escuras tendem a diminuir visualmente o espaço, enquanto cores mais claras criam uma ilusão de ampliação. Os tapetes listrados, por sua vez, dão a impressão de aumentar locais que são muito estreitos.

Aproveitando que estamos falando de cores, você sabia que a escolha da cor de um escritório pode influenciar diretamente nas percepções de um cliente ou funcionário? Isso acontece porque as cores criam efeitos psicológicos como concentração, produtividade, motivação e bem-estar. Com isso, você pode escolher cores que vão aumentar a produtividade dos seus funcionários ou trazer calma aos seus clientes!

5. Tamanho

tapete para escritório

Quando se trata de tapetes para escritório é necessário levar em conta as dimensões de espaço. Uma vez que, como foi dito na dica anterior, dependendo da sua cor e de sua localização, ele pode criar ilusões de ampliação ou diminuição do ambiente.

Além disso, é importante que o tamanho do tapete siga as proporções do escritório. Por exemplo, se você tem uma mesa que ocupa um vasto espaço, provavelmente precisará de um tapete que ocupe o mesmo espaço ou um pouco mais. Do mesmo modo, é incoerente ter um tapete de grandes dimensões em um local que conta com apenas uma mesa pequena.

Ainda, é possível alterar o tamanho do tapete caso você queira que ele exerça alguma função prática. Os tapetes em tamanho macro são ótimos para cobrir falhas estruturais. Já os de tamanhos pequenos podem ser utilizados para dar um ar mais “clean” ao ambiente. Neste caso, outros itens de decoração devem estar em maior evidência.

6. Personalização

tapete para escritório

A elaboração de tapetes com a logo da empresa sempre esteve em evidência. Além de ser algo decorativo, serve também como uma estratégia de marketing, destacando o nome da companhia para todos que visitam o local. Esses tipos de tapetes, conhecidos como capachos, são geralmente posicionados na frente de portas e têm um tamanho bem pequeno. Além de trazer um tom de seriedade ao ambiente.

Portanto, escolher o modelo ideal de tapete para escritório poderá fazer toda a diferença no sucesso da sua decoração. Não se esqueça de que cada detalhe deve ser estratégico para as impressões e sensações que você deseja causar no seu público. Hoje em dia, o design de ambientes não é mais visto como uma vaidade, e sim como uma verdadeira estratégia para os ambientes corporativos.

Gostou das nossas dicas? Você pode conferir muito mais nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.