Sempre que falamos em cadeiras de escritório, destacamos que elas são verdadeiros pré-requisitos para a composição do ambiente corporativo. Se consideramos que a maioria dos funcionários trabalha grande parte do tempo sentada, o conforto nesse aspecto torna-se indispensável.

Além do bem-estar dos trabalhadores, a limpeza e a estética da peça também influenciam bastante a imagem da empresa. Afinal, cadeiras bem conservadas e bonitas estimulam uma visão positiva do empreendimento. Sem falar que impulsionam a produtividade dos funcionários.

Pensando nisso, trouxemos este post com 5 dicas certeiras para você manter as cadeiras do seu escritório sempre no melhor padrão. Vamos lá!

1. Invista na dupla água e detergente

Esse duo é o grande coringa da limpeza de qualquer tipo de objeto ou ambiente. Porém, existem algumas ressalvas: utilize somente detergente neutro e nunca aplique o produto diretamente sobre as superfícies, pois isso pode ocasionar manchas.

Para a limpeza cotidiana das cadeiras de escritório, dilua algumas gotas do detergente na água, umedeça um pano macio nessa solução e passe por toda a extensão do móvel, incluindo braços, pernas e pés. Geralmente, como os pés das cadeiras costumam estar mais sujos, poderá ser necessário o auxílio de uma esponja ou de uma escova macia.

Depois desse processo, pegue outro pano, agora umedecido somente na água, e enxágue levemente o móvel. Para finalizar, utilize uma flanela seca e que não solte fiapos para secar a cadeira. Se for necessária uma limpeza mais profunda contra ácaros e fungos, recomenda-se também o uso do aspirador de pó para as cadeiras estofadas.

Mas, atenção! Evite a potência mais alta do aparelho para não comprometer o estofado, principalmente se ele for de couro. Nessas situações, dê preferência ao bocal de plástico do aspirador, uma vez que ele é próprio para limpar estofados sem danificar o tecido ou arranhar os materiais de vinil.

Outro segredo para não comprometer as características da peça está na dosagem do produto de limpeza. Veja as medidas de água e detergente indicadas para cada tipo de material dos estofados da cadeira:

  • couro: bastam poucas gotinhas do produto diluído em cerca de 1L de água;
  • tecido: bastam cerca de 60mL de detergente a cada xícara (240mL) de água morna;
  • tecido e vinil: utilize partes iguais de detergente e água, porém sem excesso.

E lembre-se: ao cuidar das cadeiras de escritório feitas de tecido, jamais esfregue o estofado, principalmente aqueles mais delicados, como os de microfibra. Isso poderá danificar profundamente a peça.

2. Tome cuidado para evitar acidentes

Todo e qualquer ambiente corporativo tem sua cozinha ou espaço para lanche dos funcionários. Ou seja, você não precisa realizar suas refeições na estação de trabalho. Contudo, com a rotina agitada do dia a dia, pode ser que você acabe fazendo um lanchinho ou outro na própria mesa.

Nessas horas, é preciso redobrar o cuidado para não deixar cair pedaços de comida ou respingar líquidos sobre as cadeiras do escritório, já que isso dificulta muito a limpeza do item. Se você sujar acidentalmente a peça, limpe-a de imediato, recolhendo farelos ou pedaços de alimentos.

No caso de líquido derramado, absorva o excesso com papel toalha e utilize a dupla água e detergente para limpar as manchas o mais rápido possível. Se for necessário lavar a peça, certifique-se na etiqueta do produto de que isso é permitido. Dependendo da situação, é melhor recorrer a profissionais especialistas para realizar a tarefa.

3. Evite a exposição das peças ao sol

Independentemente do material das cadeiras de escritório, uma coisa é certa: nunca é bom deixá-las expostas diretamente ao sol. Isso porque os raios solares são implacáveis para certos materiais, como o couro, podendo até mesmo rachá-lo.

Além disso, as cores dos tecidos também não costumam ser imunes à luz solar, desbotando-se facilmente caso os móveis fiquem muito tempo expostos. Nesse sentido, reforçamos a importância de ficar de olho na etiqueta do item para saber se você poderá lavá-lo ou deixá-lo secando ao sol, por exemplo.

4. Respeite o peso máximo suportado pela cadeira

Todo tipo de cadeira, inclusive as cadeiras de escritório, passam por testes de fábrica para determinar o peso máximo que podem suportar. Esses testes garantem o padrão de qualidade e segurança do item e, por isso, essa informação é imprescindível.

Portanto, qualquer que seja a cadeira que você comprar, ela virá com um indicativo do peso máximo suportado. Se você excedê-lo, estará negligentemente comprometendo a segurança da peça, podendo provocar sérios acidentes.

Se, mesmo respeitando o peso máximo da cadeira, você notar que alguma funcionalidade está comprometida, isso significa que é hora de fazer uma manutenção na peça. Basta recorrer a profissionais especializados para que eles possam reajustar o que for necessário. Assim, você mantém o cuidado e o alto padrão com as instalações do escritório.

5. Compre cadeiras com fornecedores especializados

Quando o assunto é móveis para escritório, outra regra básica é comprar os itens somente em lojas especializadas no ramo. Isso porque esse tipo de mobiliário precisa respeitar características específicas, como a ergonomia das peças.

Afinal, não estamos falando de uma cadeira de happy hour, em que você senta por uma ou duas horas e vai embora. As cadeiras de escritório devem priorizar o conforto e a saúde dos funcionários, já que eles passarão a maior parte do expediente ali.

Além isso, quando você compra móveis corporativos com fornecedores especializados, o projeto do escritório ganha não somente na qualidade e segurança das instalações, mas, também, na funcionalidade e estética do ambiente. Dessa forma, já no primeiro olhar, o local vai refletir aquela ideia de um clima corporativo agradável e positivo.

Outra grande vantagem de comprar o mobiliário com empresas especializadas é que, certamente, as peças vão se encaixar melhor na metragem que você tem disponível. Afinal, esse tipo de móvel é desenvolvido com padronagens específicas para tornar o espaço mais funcional sem comprometer a área de circulação.

Viu só? Não é difícil compor um local de trabalho que seja, ao mesmo tempo, prático, bonito e produtivo! Cuidar bem das cadeiras de escritório é um ótimo começo para proporcionar bem-estar aos funcionários e melhorar a imagem corporativa.

Gostou da ideia? Então, entre em contato conosco, pois nós temos as melhores soluções de móveis para escritórios de alta performance!