Não é de hoje que utilizamos o aço na decoração corporativa. Atualmente, porém, os velhos gaveteiros e armários metálicos ganharam cara nova, podendo (e devendo!) ser explorados de forma arrojada para dar um ar industrial e moderno aos ambientes.

E o melhor de tudo é que esse é um material é durável, higiênico e resistente à umidade. Todas essas características, juntas, tornam o aço um excelente aliado dos escritórios.

Ainda assim, é preciso saber combiná-lo com o restante dos móveis do ambiente para que tudo fique harmônico, funcional e bonito. Então, quer saber como fazer isso? Confira as dicas que separamos para você:

Estude o ambiente e aposte em pequenos detalhes

A regrinha do “menos é mais” é sempre válida quando o assunto é decoração. Nesse sentido, não é porque o aço está na moda que você deve simplesmente jogá-lo por toda a parte no ambiente.

Antes de tudo, faça um pequeno estudo do escritório, observando quais são os móveis atuais, as cores das paredes, os tipos de objetos decorativos etc. A partir daí, veja em quais locais o material é bem-vindo.

Para não errar, uma dica é usá-lo em alguns detalhes. As chapas metálicas, por exemplo, são capazes de se tornar interessantes painéis decorativos — podendo servir, inclusive, de quadros para avisos.

Já para os mais discretos, é possível investir em vasos, estatuetas e outros pequenos objetos feitos com o material. Além disso, alguns móveis (como nichos) podem ser revestidos com o aço se o objetivo for gerar um ar moderno à decoração.

Aplique uma camada de verniz

Geralmente, o aço é encontrado no mercado em forma de móveis, objetos decorativos, chapas, perfis soldados e bobinas. Assim, dependendo da peça que você escolher, é recomendado aplicar uma camada extra de verniz para evitar a oxidação do material. Além de proteger o objeto, essa demão fará com que ele fique mais bonito e brilhoso.

No entanto, existem alguns tipos de aço — como o corten, por exemplo — que são resistentes à oxidação. Nesse caso, a camada extra é dispensável.

Utilize o aço no banheiro do seu escritório

Por ser higiênico e resistente à umidade, o aço é um excelente aliado da decoração do banheiro. Afinal, não são só as salas que merecem ficar bonitas, não é mesmo?

É possível utilizar o material de diversas formas — na pia, em armários, na bancada, em objetos etc. Aliás, para dar um ar contemporâneo ao ambiente, uma dica é apostar em revestimentos porcelanatos para paredes e pisos que imitem ferro escovado.

Mas não se esqueça de que a limpeza do aço deve ser feita somente com água, detergente neutro e um pano macio. Evite produtos e esponjas que possam arranhá-lo.

Revista uma parede inteira com o material

Revestir uma parede inteira com aço é uma ótima ideia para quem deseja criar um escritório moderno e cheio de personalidade. O ideal, nesses casos, é utilizar o tipo corten — que, além de não ser corrosivo, tem uma cor envelhecida que é um charme.

Vale ressaltar que, atualmente, existem tintas que imitam o efeito do aço corten no ambiente. Para quem deseja economizar, essa pode ser uma boa alternativa.

Saiba como combinar o aço com o restante dos móveis

Nenhuma dessas dicas será válida se o aço não estiver combinando com os demais móveis e objetos do escritório, certo? Logo, é essencial pensar na harmonia dos ambientes da empresa antes de começar a adquirir diversas peças metálicas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de decoração para você. Confira:

Mix de materiais

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a mistura de diferentes materiais — madeira, aço, couro, vidro etc. — é, muitas vezes, a chave do sucesso de um bom projeto. Ainda assim, também é preciso buscar um equilíbrio entre as peças do cômodo.

Geralmente, os efeitos contrastes no mesmo móvel são infalíveis. Uma cadeira com pés de aço e assento de couro, por exemplo, é uma alternativa moderna e sofisticada. Entretanto, sabemos que nem sempre é possível obter esse resultado em uma única peça.

Uma solução, nesse caso, é utilizar os elementos bem próximos um do outro. O aço remete à modernidade e à contemporaneidade, certo? A madeira de demolição, considerada robusta e clássica, é um material que se contrapõe a essas características.

Aliás, nesse mesmo contexto, que tal investir em um objeto metálico em cima do móvel do seu escritório, por exemplo? O segredo de uma decoração contemporânea é fazer com que o mix de materiais se transforme em ambientes cheios de equilíbrio, beleza e conforto.

Tons sóbrios 

O aço — principalmente o corten — é sinônimo de arquitetura arrojada. Nesse sentido, ao escolher as cores dos mobiliários que vão compor a decoração, prefira tons neutros e sóbrios, como o cinza, o preto, o carvalho e a avelã. 

Isso não quer dizer, porém, que os elementos coloridos devem ser totalmente dispensados. Para quebrar a sobriedade do ambiente, recomendamos apostar em pequenas peças decorativas — quadros, enfeites, nichos etc. — mais vivas e alegres.

Jardins e áreas externas

Está difícil de combinar o aço com os móveis existentes no escritório? Bom, mudar toda a decoração pode ser trabalhoso e oneroso. Então, uma alternativa simples é utilizar o material em jardins (se houver) ou fachadas.

Ele pode dar origem a vasos de plantas, painéis de paredes, bancos, mesinhas, entre inúmeras outras possibilidades. O segredo é utilizar a imaginação e, sempre que possível, contar com o auxílio de um profissional qualificado. 

Adquira móveis com detalhes metálicos

Como dissemos no tópico anterior, a mistura de materiais é o segredo de um projeto de sucesso. Assim, uma dica para não errar é adquirir móveis que já tenham elementos em aço (armários e gaveteiros com puxadores metálicos, detalhes nos pés de cadeiras etc.).

Por fim, além de seguir essas dicas, é fundamental adquirir mobiliários e objetos em bons fornecedores. Por isso, pesquise bastante e opte pelas lojas com boa reputação!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como usar o aço na decoração corporativa? Então, siga-nos em nossas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — e fique por dentro das melhores soluções para a sua empresa!